Estivemos no 16º Veículo Elétrico Latino-Americano: confira os destaques

Entre os dias 23 e 25 de setembro aconteceu a 16º edição do Veículo Elétrico Latino-Americano, veja os destaques que marcaram a feira!

O Veículo Elétrico Latino-Americano é o evento mais importante do segmento da América-Latina. Na edição de 2021, contou com algumas marcas já renomadas no segmento, além da grande novidade, a exposição de um modelo Tesla pela primeira vez no mercado brasileiro. O Garagem360 esteve lá! Confira todos os detalhes!

Fiat 500e (Foto: Divulgação)

Os destaques do Veículo Elétrico Latino-Americano

A edição do evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo.

Sobre os destaques, algumas montadoras marcaram presença, além de outras marcas de veículos elétricos, como motos, scooters e até um carro forte, confira!

Tesla pela primeira vez exposta em um evento nacional

Através da Osten Group, um modelo da Tesla foi exporto pela primeira vez no mercado nacional. Trata-se do Model Y Performance. O SUV 100% elétrico está disponível para compra desde março desse ano, quando a empresa começou a representar a Tesla no Brasil.

Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, tem potência de 456 cv e bateria com 480 km de autonomia. O modelo foi projetado para transportar até cinco adultos, combinando versatilidade e segurança, com desempenho superior na categoria.

O interior do SUV é todo minimalista, todas as informações que o condutor necessita, são apresentadas na central multimídia de 15” ao centro do painel frontal.

O carro é vendido no Brasil por R$ 780.000, mas está disponível também para locação, pelo valor de R$ 21.945 mensais em um contrato de dois anos.

Tesla Model Y (Foto: Divulgação)

Peugeot e Fiat representam a Stellantis

O gigante grupo automotivo, a Stellantis, participou do feira através de modelos da Fiat e da Peugeot. A marca italiana teve como destaque o Fiat 500e, city car apresentado recentemente no mercado nacional.

O modelo que chega em sua terceira geração agora possui um motor 100% elétrico. O veículo apresenta autonomia de 320 km.  No entanto, testes realizados pela Fiat indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. Ou seja, com velocidade constante reduzida, sem o uso de ar-condicionado e outros itens que consomem a autonomia da bateria.

Sobre os outros números, o Fiat 500e, possui 87 kW, o que equivale a 118 cv de potência. O torque é de 220 Nm, isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h.

Através do sistema de recarga ultra-rápida, o modelo necessita apenas de 5 minutos para gerar uma autonomia de 50 km para rodar dentro da cidade.

Sobre o design, o carro possui o verdadeiro DNA italiano exposto tanto por dentro, quanto por fora. Os acabamentos internos possuem um visual dual color que aumenta a sensação de espaço.

Fiat 500e (Foto: Nicole Santana)

A Peugeot, a marca francesa apresentou o e-208 GT, modelo ainda não lançado de forma oficial no marcado nacional. Sobre as informações, o carro tem autonomia de 450 km. Além disso, a potência é de 136 cv e 260 Nm de torque. O 0 a 100 é de 8,3 segundos, e a velocidade máxima é de 150 km/h. Mais informações serão reveladas em seu lançamento.

Nissan apresenta o Leaf

Para finalizar a lista de montadoras tradicionais que participaram a 16º edição do evento, a Nissan expos o Leaf, além de disponibilizá-lo para test-drive na arena de testes do evento, onde conseguiu uma lista de curiosos que puderam conhecer o carro 100% elétrico mais de perto e ter uma experiência diferenciada ao conduzir um carro sem motor a combustão.

O carro tem uma autonomia de 378 km. A potência é de 149 cv e o torque de 320 Nm. O modelo precisa de 7,9 segundos para atingir o 0 a 100 km/h. Sobre os preços, o modelo tem valor inicial de R$ 239.900.

Nissan Leaf (Foto: Divulgação)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

O Furgão da BYD

A BYD expos no Veículo Elétrico Latino-Americano o furgão 100% elétrico eT3, um dos cinco veículos eletrificados mais vendidos do mercado brasileiro em 2021. O modelo tem autonomia de 300 km e sua bateria pode ser completamente carregadas em até duas horas. Ele possui capacidade para transportar até 720 kg de carga e espaço no compartimento para 3,3 mil litros.

Motos e Scooters elétricas

Outras marcas também compuseram a equipe de expositores, como montadoras e desenvolvedoras de motos e scooters elétricas.

A Shineray expos três lançamentos no evento: as motos SE1, SE2 e SHE 3000 que chegam ao mercado a partir de novembro e possuem preço entre R$ 7.390  e R$ 16.990.

O novo modelo SHE 3000 é um Street elétrico, com potência de 3.000 W. A SHE 3000 tem autonomia de 120 km e atinge velocidade máxima de 80 km/h.

Shineray SHE 3000 (Foto: Divulgação)

Outro lançamento interessante do evento foram os patinetes da marca Davinci Micromobilidade. O modelo mais simples, o DV1, por exemplo, custa R$ 5.499,00 e tem motor com 250 W e autonomia de 25 km.

Carro-forte elétrico? Temos!

O Grupo Protege apresentou o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo. Dessa forma, a cidade de São Paulo será a primeira a ver de perto o projeto de sistema tração elétrico puro, que usa tecnologia nacional.

Ao longo de 18 meses, profissionais da Protege em conjunto com a Eletra Industrial, empresa especializada em transporte sustentável do grupo Auto Viação ABC, investiram mais de R$ 1 milhão no desenvolvimento do veículo blindado elétrico.

O protótipo conta com autonomia de 75 km, tempo de recarga plena de 2h30 e emissão zero de gases poluentes na atmosfera.

Carro-forte elétrico do Grupo Protege (Foto: Divulgação)

C-MOVE

Em paralelo à exposição, aconteceu o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), que contou com a presença de 130 especialistas, incluindo os Secretários Municipais Ricardo Teixeira e César Azevedo.

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile