Estética automotiva: como funcionam esses serviços? Saiba detalhes

O mercado automotivo é o responsável por gerar muito lucro. Além da compra e venda de veículos, bem como o setor de peças de reposição, o mercado está em uma crescente no segmento de estética automotiva. A todo momento novas técnicas são lançadas e atraem diversos apaixonados pelo mundo de quatro rodas. Confira os detalhes!

estética automotiva
O segmento de estética automotiva cresce no mercado brasileiro (Foto: Embelezauto)

Os serviços de estética automotiva

O mundo dos carros dispõe de vários segmentos, entre eles, o de estética automotiva. Esse, dispõe de várias técnicas e os serviços estão cada vez mais abrangentes. Para os amantes do segmento que não abrem mão de preservar a estética do carro, o setor se renova e apresenta novas técnicas para todos os tipos de veículo. Seja para carro grande e espaçoso, os compactos e esportivos ou até os carros mais antigos de coleção.

Durante a pandemia, a maioria dos segmentos foram fortemente afetados e a economia do país sofreu enormes danos com o baixo consumo. No entanto, o segmento de estética automotiva cresceu. O fundador da DRYJET, Alexandre Valença não tem do que reclamar. Em 2020 abriram 18 novas unidades, e pretende fechar o ano com 45 unidades e um faturamento de R$ 2,5 milhões.

VEJA TAMBÉM

“O negócio tem um valor muito atrativo, a partir de R$ 17 mil no modelo delivery. Um bom valor de investimento atrelado a um segmento que o brasileiro é apaixonada, faz o sucesso do negócio”, explica Alexandre.

embelezamento de carros
Foto: pexels

Um dos motivos que facilitou o crescimento do negócio foi o fato dos clientes não precisaram sair de casa para fazer os serviços. Como diferencial, a empresa oferece serviços a domicílio.

Outras marcas do ramo também atuam e oferecem serviços especializados em estética automotiva. A Embelezauto, outro nome do setor, atua com atividades como vitrificação de pintura, enceramento profissional, revitalização de pintura, polimento técnico, higienização + hidratação de bancos e forrações em couro, limpeza técnica de motor a seco, cristalização de vidros, clareamento de faróis, revitalização de plásticos e borrachas, limpeza de estofados a seco e proteção de pintura.

estética automotiva
limpeza do motor (Foto: Embelezauto)

A profissionalização do mercado

O setor de estética automotiva está em constante evolução. Tanto que, diversos locais oferecem cursos e treinamentos para gerar uma profissionalização técnica. A Senzacqua, empresa especializada no setor e com sede na capital paulista, além de oferecer os serviços também disponibiliza cursos profissionalizantes, como os de estética automotiva, gestão de negócios de estética automotiva, higienização e lavagem, polimento técnico, recuperação de bancos em couro, vitrificação e polimentos.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Estética automotiva: como funcionam esses serviços? Saiba detalhes
Foto: Pexels

Estética automotiva aliada à economia e meio ambiente

Além disso, o segmento também consegue desenvolver técnicas que auxiliam a estética com a economia de água, por exemplo. Ao longo desses 12 anos, a DRYJET já conseguiu economizar mais de 70 milhões de litros de água com a lavagem ecológica, o que equivale a 40 piscinas olímpicas cheias de água.

“Nossa lavagem é ecológica, pode ser feita em qualquer local, edifício residencial, garagem, estacionamento uma vez que não produz resíduos sólidos, usamos apenas o equivalente a um copo de água, 300 ml. Sem contar que economizamos mais de 300 litros de água por lavagem, que equivale a um consumo diário de água de um brasileiro que tome um banho por dia. É muita coisa para lavar um automóvel”, explica.

A lavagem da empresa substitui a água por uma cera líquida, que envolve a sujeira removendo-a facilmente sem danificar ou arranhar a pintura do seu carro, além de criar uma película protetora e impermeabilizante que o mantém limpo por mais tempo, evitando a oxidação, a desvalorização e o desgaste prematuro do carro.

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar