Estes são os carros preferidos das mulheres
Análise de consultoria dos EUA mostra quais são as marcas que fabricam os carros preferidos das mulheres. Lista foge do óbvio.
Para que as principais marcas automotivas mostrem crescimento contínuo em tempos econômicos desafiadores, elas procuram representatividade em todos os dados demográficos. A análise mais recente da consultoria S&P Global Mobility mostra que algumas marcas estão obtendo muito mais sucesso entre as mulheres do que outras. Nos Estados Unidos, os carros preferidos das mulheres são os da marca Buick.
Confira os rankings das marcas, relativos aos carros preferidos das mulheres
Entre as 25 principais marcas nos EUA, a Buick ficou em primeiro lugar em 2022 em participação feminina, com 55% das compras de veículos novos sendo feitas por mulheres. Em termos de volumes totais de veículos, a Toyota claramente se destacou sobre as outras marcas.
Por outro lado, a Ram ficou em último lugar, com apenas 17% das compras feitas por mulheres, seguida por GMC, Ford, Tesla e Dodge. A dependência de algumas dessas marcas em picapes grandes, notadamente Ram e GMC, refletem seu viés masculino.
O desempenho da Tesla é curioso, mostrando que, apesar do sucesso de seu SUV compacto Model Y em um segmento fortemente feminino, suas vendas têm uma inclinação decididamente masculina.
Marcas com maior representação de compradoras femininas:
- Buick – 55%
- Mitsubishi – 51,4%
- Mini – 51,1%
- Lexus – 50,4%
- Infiniti – 49,6%
- Mazda – 49%
- Kia – 49%
- Média da indústria – 41,2%
Marcas com menor representação de compradora mulher:
- RAM – 17%
- GMC – 28,7%
- Ford – 31,1%
- Tesla – 33,1%
- Esquiva – 33,9%
Embora a participação da marca seja uma maneira de examinar preferências demográficas, os registros gerais de volume para consumidoras também servem como ponto de análise.
Em relação ao puro volume de vendas, a Toyota conquistou o maior número de corações e mentes de mulheres compradoras de carros nos Estados Unidos em 2022, com larga vantagem sobre a concorrência.
Marcas com maior volume de registros entre as mulheres (participação nas vendas totais):
- Toyota – 606.985 (43,3%)
- Honda – 363.799 (48,2%)
- Chevrolet – 340.999 (34,7%)
- Ford – 313.477 (31,1%)
- Hyundai – 294.380 (47,7%)
Segundo consultoria, público feminino é mais fiel às marcas
“As compradoras mostram consistentemente mais lealdade à marca do que os homens, em média 4 pontos percentuais a mais de probabilidade de permanecer com a mesma marca”, afirma o relatório da S&P Global Mobility.
Os números de fidelidade feminina à marca são ainda maiores para as marcas com maior porcentagem de mulheres compradoras: 9,2 pontos percentuais mais leais do que os homens para veículos Mini, 7,6 para Mitsubishi, 5,2 para Lexus e Infiniti e 4,3 para Buick. A única marca de linha completa convencional com maior lealdade entre os homens do que entre as mulheres é a Ford.
Entenda o sucesso da Buick com o público feminino
De acordo com Marc Bland, diretor de diversidade da S&P Global Mobility, parte do sucesso da Buick com as mulheres vem do foco extra da General Motors, proprietária da marca, nas compradoras, com uma Rede de Revendas Feminina (WRN, na sigla em inglês).
A WRN da GM inclui todas as diretoras de concessionárias e gerentes de departamento. O grupo realiza reuniões anuais com briefings sobre as melhores práticas, garantindo uma representação forte e equitativa em toda a rede de concessionárias da GM.
A WRN também lançou uma bolsa de estudos para mulheres que ingressam em campos de estudo relacionados ao setor automotivo há mais de uma década.
“Como os consumidores são tratados na concessionária é importante”, disse Cheryl Woodworth, diretora da S&P Global Mobility. “A evolução do processo de compra de carros, envolvendo menos negociação e potencialmente mais processos de compra online, é muito atraente para as mulheres”, avalia.
Parte da força da Buick vem de seu portfólio de produtos, totalmente composto por SUVs compactos e médios. As ofertas mais amplas das outras marcas da GM, incluindo grandes SUVs, picapes e carros de alto desempenho, se voltam mais fortemente para os compradores do sexo masculino.
A consultoria também identifica diferenças em relação aos grupos étnicos:
“Por exemplo, as mulheres afro-americanas registraram mais veículos novos do que seus colegas do sexo masculino. E o Chevrolet Silverado está entre os dez veículos de maior volume registrados entre as mulheres hispânicas”, afirma Marc Bland.
“Uma representação mais ampla em diferentes grupos de consumidores é fundamental para qualquer marca que espera crescer, e algumas marcas claramente têm trabalho a fazer”, conclui a consultoria.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.