Este SUV já foi o mais vendido no Brasil e hoje ninguém mais quer!

O SUV já foi líder em vendas da categoria e também um dos mais vendidos no mercado geral, porém, a história não é mais assim.

Uma coisa é certa, ele fez imenso sucesso desde seu lançamento. Porém, anos depois, o carro já não faz o mesmo sucesso de antes. Lançado em 2015 no Brasil e antes um sucesso de vendas, nem mesmo a chegada do de uma nova linha no ano passado amenizou a queda do modelo.

Confira quais são as cores de carro mais populares ao redor do mundo e quais as tendências para o mercado

Jeep Renegade (Foto: Divulgação/Jeep)

Jeep Renegade já não está mais entre os mais vendidos

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), o Jeep Renegade foi o 12º veículo mais vendido do país em 2022 com 51.398 unidades.

O modelo ficou atrás dos concorrentes de categoria: Hyundai Creta (10º com 62.651 vendas), Volkswagen T-Cross (7º com 65.341 vendas) e Chevrolet Tracker (6º com 70.806 vendas).

Além disso, também perdeu para o ”irmão” Jeep Compass, 9º no ranking com 63.564 emplacamentos. Nos dois primeiros meses de 2023 o Jeep Renegade ocupa a mesma 12ª colocação. Até o momento foram 6.068 comercializações.

Enquanto isso, no mesmo período, além dos três concorrentes já citados, o Nissan Kicks também ficou a frente do Renegade entre os SUVs.

Veja como está o ranking dos veículos mais vendidos até fevereiro deste ano (somente automóveis):

GM Onix – 13.246

GM Onix Plus – 11.289

Hyundai Creta  – 9.575

GM Tracker – 9.065

Fiat Argo – 8.817

VW T-Cross – 8.748

Jeep Compass – 8.569

Fiat Mobi – 8.282

Hyundai HB20 – 7.833

Renault Kwid – 7.134

Anos dourados do Renegade

Hoje o Jeep Renegade briga para voltar ao top 10 de vendas e top 5 entre os SUVs, mas nem sempre foi assim.

Em 2021 o modelo foi o SUV mais vendido do país e terceiro em todas as categorias. Naquele ano foram 73.913 emplacamentos, ficando atrás apenas dos hatches Hyundai HB20 (86.455) e Fiat Argo (84.644).

Consumo é o vilão?

Ao comparar os cenários de 2021 e atual, poucas são as mudanças com relação aos modelos que ocupam o topo de emplacamentos do país.

Dessa forma, é possível dizer que a queda do Jeep Renegade se deve a fatores individuais, ou seja, que dizem respeito as características do próprio SUV e não algum diferencial dos rivais.

O primeiro e talvez principal motivo é o alto consumo de combustível.

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o Jeep Renegade nas versões Serie S e Trailhawk são capazes de percorrer apenas 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, com gasolina.

Quando são abastecidos com etanol, o consumo fica ainda maior: 6,2 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.

Nem mesmo a presença de rivais de categoria no mesmo ranking indesejado parece ter diminuídos os danos ao Renegade.

O aumento da concorrência na categoria SUV com a chegada de modelos da Fiat pode ser outro fator considerável para a queda.

Nesse sentido, a artilharia pesada do Fiat Pulse e Fastback tem sido um pedra no sapato do Renegade, já que disputam o mesmo segmento de mercado.

Veja a nossa avaliação com o Jeep Renegade.

Vida dura de SUV: Renegade continua caindo.

Até o Compass, co-irmão ultrapassou o Renegade.(Foto: Divulgação/Stellantis).

Preço é o problema?

O Jeep Renegade na versão Sport custa atualmente R$ 134.190.Enquanto isso, o Chevrolet Tracker está disponível a partir de R$ 136.990. Já o Volkswagen T-Cross aparece no site oficial da montadora por R$ 136.990. Por fim, o Hyundai Creta e o Nissan Kicks custam, R$ 128.290 e R$ 110.990, respectivamente.

Relatos nas rede socais

O carro também passou a ganhar fama nas redes socais após os próprios proprietários relatarem casos em que o veículo não é capaz de superar desafios dos mais simples aos mais extremos, que no entanto, é superado por outros modelos.

É válido lembrar também, que o carro tem configurações 4×4 e 4×2, além de versões flex e diesel, sendo que essa última não é mais vendida desde a última atualização do SUV.

As histórias chegam a ter um certo teor cômico, uma vez que as dificuldades encontradas pelo Renegade puderam de alguma forma ser superadas por um Fiat Uno, por exemplo. Tanto que, o SUV da marca norte-americana, já foi chamado por certas vezes de “Uno bombado”.

Porém, verdade seja dita: a atual linha do SUV tem uma versão bem especial que pode encarar desafios com mais facilidade, a Traihawk, que inclusive já foi testado pelo Garagem360, veja:

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA