Este SUV da Toyota seria IMBATÍVEL caso viesse ao Brasil
SUV da Toyota é lançado no Japão. Será que o modelo faria sucesso se viesse para o Brasil? Conheça o Crown.
Enquanto o Brasil fica com o Yaris Cross, a Toyota inicia as vendas no Japão do Crown Sport Hybrid (HEV) no Japão. Este SUV da Toyota será o primeiro da nova linha, que também conta com versões sedan, crossover e perua.
Crown Sport – o SUV da Toyota que você queria no Brasil
Esta é a décima sexta versão do Crown, porém com novidades nunca antes vistas.
O SUV Crown Sport conta com design moderno e agressivo. É algo um pouco diferente do que estamos acostumados a ver com o Corolla e o Yaris, principalmente pelo acabamento em vermelho, a frente com detalhes esportivos e as grandes rodas de 21”
Disponível com motorização híbrida convencional ou híbrida plug-in, o Crown Sport tem um comprimento de 4,71 metros, largura de 1,88 metros e altura de 1,56 metros.
Sob o capô, o conjunto de motor 2.5 híbrido e dois elétricos, os quais juntos geram 234 cv de potência.
A tração é integral denominada E-Four, mas é a suspensão traseira que, de acordo com a marca, oferece uma direção divertida.
Por dentro, destaca-se o painel formado pela central multimídia de 12,3 polegadas que se integra à moldura do painel de instrumentos, posicionado mais baixo. Além disso, conta com saídas de ar com detalhes em bronze que percorrem todo o painel.
Seguro e conectado
A marca destaca os seguintes itens de série:
- Proactive Driving Assist (PDA) – sistema que oferece apoio a desaceleração e direção do motorista em resposta a um veículo ou curva anterior.
- Toyota Teammate Advanced Drive – sistema de suporte durante congestionamentos de trânsito)
- Safe Exit Assist (SEA) – sensores e notificações de proximidade do veículo traseiro e prevenção de colisão traseira.
- Advanced Park – sistema para auxiliar no estacionamento e reduzir a carga do motorista sob certas condições de congestionamento de trânsito.
- O Monitor de Ponto Cego (BSM).
- Monitor de Visão Panorâmica (PVM).
O Crown Sport ainda possui suporte para Connected Navigation, que se conecta ao Toyota Smart Center. Caso a comunicação seja interrompida e o veículo seja conduzido fora da área mapeada, o sistema de navegação a bordo separado ainda poderá ser utilizado.
É muita tecnologia que com certeza ia atrair a atenção dos brasileiros. Se viesse para cá, possivelmente vai brigar com modelos mais caros, como os da Volvo, BWM e Mercedes, já que os “inimigos naturais” do Crown geração anterior são o BMW Série 7 e o Mercedes-Benz Classe S.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.