Este é o SUV com MENOR consumo de gasolina
SUV com sistema híbrido foi eleito o utilitário médio com menor consumo urbano de gasolina pelo Instituto Mauá de Tecnologia .
A quinta geração do SUV Kia Sportage, agora com o sistema híbrido MHEV foi eleita o “Utilitário Médio a gasolina com menor consumo urbano”, em estudo realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) para o “Ranking Folha-Mauá 2023”, cujo resultado foi divulgado nesta semana.
Conheça os atributos do SUV com menor consumo de gasolina, o Kia Sportage
De acordo com os engenheiros do IMT, o Kia Sportage registrou consumo urbano de 12,7 km/l. Com esse desempenho, ficou em primeiro lugar entre os SUVs médios a gasolina. Além desse feito, o Sportage ficou em segundo lugar em aceleração e retomada.
O principal atributo do Kia Sportage 2023, lançado em julho do ano passado em duas versões, é o seu motor Gamma II de quatro cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta) de 1.6 litro a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e torque de 27 kgf.m.
Em sua quinta geração, o modelo passou por uma completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias de assistência à condução (ADAS), que proporcionam mais segurança aos ocupantes do veículo.
Tem mais sobre a marca aqui: Atributos que fariam do EV9, SUV elétrico da Kia, um sucesso no Brasil
O sistema de comando do motor é composto por DOHC de 16 válvulas, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar – que desliga o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, traz economia de combustível.
O sistema entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e os menores índices de emissões de carbono.
O conjunto do motor, acoplado ao câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem do tipo DCT registra desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Inmetro).
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.