Este é o carro MAIS ECOLÓGICO já desenvolvido pela Volvo 

O Volvo EX30 é o carro mais ecológico da Volvo, com até 40% menos emissão de CO2 que outros modelos da marca.

A Volvo, de uma vez só, adentra a um mercado mais jovem e aquele que busca soluções sustentáveis. O novo EX30 será revelado em 7 de junho, mas já é o carro mais ecológico da marca, com menores emissões de gases nocivos, começando por sua produção. 

Volvo EX30 é o carro mais ecológico da marca. Foto: Divulgação

EX30 é o carro mais ecológico desenvolvido pela Volvo 

Assim como outros modelos elétricos, o EX30 tem zero emissões no escapamento, mas a fabricante fez ainda mais. O modelo foi projetado, desenvolvido, construído e transportado para reduzir a pegada de carbono. 

“Nosso novo EX30 é um grande passo na direção certa para nossas ambições de sustentabilidade”, disse Anders Kärrberg, head global de sustentabilidade.

De acordo com a Volvo, com o novo SUV foi possível reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 km de condução para menos de 30 toneladas – com base na utilização de eletricidade de carregamento da União Europeia. É uma redução de 25% quando comparados com outros modelos eletrificados, como o C40 e XC40 e um passo a mais para chegar a redução de 40%.

“Até 2025, pretendemos reduzir nossas emissões gerais de CO₂ por carro em 40% em relação aos níveis de 2018 por meio de uma redução de 50% nas emissões gerais de escapamento e uma redução de 25% nas emissões de nossas operações, fornecimento de matérias-primas e cadeia de suprimentos – tudo no caminho para nossa ambição de ser uma empresa neutra em termos climáticos até 2040”, ressalta Kärrberg. 

Uso de materiais reciclados 

A marca reduziu o uso de materiais como aço e alumínio para a construção do SUV. Além disso, cerca de 25% deste material usado é fruto de reciclagem. 

Segundo a fabricante, o material utilizado para o Volvo EX30 é mais uma contribuição para uma forma mais sustentável de criar carros. Cerca de 17% de todos os plásticos do carro, desde componentes internos até para-choques externos, são reciclados – a maior porcentagem em qualquer carro Volvo até hoje. 

Mais montadoras buscam a sustentabilidade

Cada vez mais as marcas buscam alternativas mais sustentáveis em sua produção e no desenvolvimento de carros com menores emissões de CO2. Mais do que exigências rigorosas de alguns mercados, o público também está mais consciente da importância da preservação ambiental e da necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes.

Uma das alternativas das montadoras é desenvolver carros elétricos. Foto: Freepik

Para atender a essa demandas, as fabricantes estão investindo em tecnologias e inovações para produzir carros mais eficientes, com menor consumo de combustível e menor impacto ambiental. 

Outro ponto é que o desenvolvimento de recursos mais ecológicos é uma oportunidade de gerar negócios de inovação. O mercado de carros ecológicos é um nicho em franca expansão, os consumidores estão vencendo a desconfiança e a produção de veículos mais eficientes do ponto de vista energético pode gerar vantagens competitivas para as fabricantes.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile