Este carro vai ter comando de voz integrado ao ChatGPT para fazer (quase) tudo sozinho

Extremamente presente nos veículos atualmente, a tecnologia embarcada passou a ser um diferencial na experiência de dirigir um automóvel. Nesse sentido, veja a novidade deste carro que será ”controlado” pelo ChatGPT.

Este carro vai ter comando de voz integrado ao ChatGPT para fazer (quase) tudo sozinho
GM acena para avanço em tecnologia de seus veículos (Foto: Freepik)

Carro integrado ao ChatGPT

A General Motors (GM), uma das principais montadoras automotivas do mundo, deixou claro que pretende equipar seus próximos veículos com uma função semelhante ao ChatGPT.

O ChatGPT é um mecanismo (chatbot online) de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela OpenAl.

VEJA TAMBÉM

Desta maneira, a GM pretende incorporar aos seus modelos futuros uma tecnologia de inteligência artificial como essa, segundo o próprio vice-presidente da marca, Scott Miller.

Com o ”ChatGPT”, o usuário dos modelos da GM teria um assistente pessoal e poderiam ter um companheiro virtual para funções de conversação através do comando de voz.

O sistema de inteligência artificial é muito popular na internet, principalmente em redes sociais como o Twitter, onde os usuários interagem muito frequentemente sobre diversos temas cotidianos com robôs como o ChatGPT, o mais famoso deles.

Este carro vai ter comando de voz integrado ao ChatGPT para fazer (quase) tudo sozinho
Veículos com inteligência artificial avançada passam a ser tema de discussão (Foto: Divulgação)

IA no segmento automotivo

Para o setor automotivo, a inteligência artificial serviria como forma de consulta e atualizações avançadas sobre os componentes e funções do veículo de forma bastante dinâmica, diferentemente do que tradicionalmente é oferecido pelas montadoras, com os manuais.

Estes por sua vez, apesar de importantes, não são muito utilizados pelos consumidores, já que possuem linguagem demasiadamente técnica e não acompanha a agilidade dos tempos atuais, sobretudo para os mais jovens.

Além do mais, uma ferramenta como o ChatGPT poderia ser utilizado na programação de funcionalidades dos veículos.

Com o sistema, os usuários dos modelos da GM poderiam, por exemplo, perguntar, ter respostas em tempo real e solicitar a execução de tarefas específicas, além de não precisar desviar a atenção do caminho.

A novidade destaca a ideia de expansão da capacidade tecnológica nos assistentes virtuais do mundo automotivo pela GM, com a projeção de veículos muito mais capazes e atualizados, segundo a montadora.

O surgimento de um novo sistema de inteligência artificial na GM certamente passará pela Microsoft, empresa parceira da montadora norte-americana.

Apesar de sinais de movimentação mais efetiva em prol de recursos atualizados, ainda não existe previsão para o lançamento do chatbot nos modelos da GM.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar