Este caminhão da Mercedes tem autonomia de 1.000 km com um único abastecimento

Protótipo a do caminhão Mercedes-Benz GenH2 percorreu, no final de setembro, mais de 1.000 km de distância com um único abastecimento.

Um protótipo aprovado para rodovias públicas do caminhão Mercedes-Benz GenH2 percorreu, no final de setembro, 1.047 km de distância com um único abastecimento.

O inovador modelo promete ser a solução certa para descarbonizar o transporte rodoviário de longa distância. Saiba mais sobre essa tecnologia.

Conheça o caminhão da Mercedes que roda mais de 1.000 km com único abastecimento

Tecnologia inovadora permite ao caminhão da Mercedes-Benz rodar mais de 1.000 km com um único abastecimento (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A Daimler Truck demonstrou de forma bem-sucedida que a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser a solução certa para descarbonizar o transporte rodoviário de longa distância flexível e exigente.

Um protótipo aprovado para rodovias públicas do caminhão Mercedes-Benz GenH2 completou a #HydrogenRecordRun da Daimler Truck percorrendo 1.047 km de distância com apenas um abastecimento de hidrogênio líquido.

Alimentado por um sistema de célula de combustível equipado com tanque de hidrogênio líquido, o caminhão iniciou o teste na segunda-feira, 25 de setembro, à tarde, em Wörth am Rhein, terminando no dia seguinte pela manhã em Berlim, capital da Alemanha. 

O Mercedes-Benz GenH2 saiu totalmente abastecido, com peso bruto total combinado de 40 toneladas, sob condições reais de circulação, e completou a viagem sem que emitisse nenhuma partícula de CO2.

A distância percorrida foi inspecionada pela TÜV Rheinland – órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.

Após a viagem de sucesso, Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e chefe de Tecnologia de Caminhões, dirigiu pessoalmente o caminhão na linha de chegada no Ministergarten em Berlim. 

Para descarbonizar o transporte, precisamos das tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas. O ponto ideal para os caminhões movidos a células de hidrogênio está nas tarefas de transporte de longa distância flexíveis e exigentes. O hidrogênio em caminhões é tudo, menos conversa fiada: provamos isso de forma impressionante, ao ultrapassar 1.000 km com um único abastecimento”, ressaltou Gorbach.

Mercedes-Benz GenH2 chega a Berlim após viagem bem-sucedida (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Antes da viagem, o caminhão foi abastecido com hidrogênio líquido na área de protótipos da Daimler Truck, no Centro de Testes e Desenvolvimento da empresa em Wörth. 

O hidrogênio fornecido pela Air Liquide é de origem renovável e foi produzido com biometano com garantia de origem.

O hidrogênio líquido criogênico, a menos de 253 graus Celsius, foi abastecido em dois tanques de 40 kg instalados em ambos os lados do chassi do caminhão. 

Graças ao isolamento dos tanques, o hidrogênio pôde ser mantido na temperatura ideal para um tempo suficientemente longo, sem resfriamento ativo. Ambos os tanques foram vedados antes do início da jornada pela TÜV Rheinland.

Opção pelo hidrogênio líquido

Daimler Truck optou pelo uso do hidrogênio líquido para abastecer seus caminhões com célula de combustível (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A fabricante Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido no desenvolvimento dos seus veículos.

Essa solução tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume numa comparação com o hidrogênio gasoso.

Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, o que aumenta em muito a autonomia e permite um desempenho comparável ao de um caminhão a diesel convencional.

Como um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, a motadora comprometeu-se com o Acordo Climático de Paris. O objetivo é oferecer novos veículos neutros em CO2 em seus principais mercados globais (Europa, EUA e Japão) até 2039. 

Os caminhões elétricos à bateria são a escolha ideal para distribuição urbana, bem como para transporte em longas distâncias com rotas planejáveis e opções de carga adequadas. 

No entanto, as unidades à base de hidrogênio podem ser uma solução ainda melhor, especialmente para implementações muito flexíveis e particularmente exigentes em transportes pesados e de longas distâncias. 

A Daimler Truck considera importante destacar que “a disponibilidade de infraestruturas adequadas e de eletricidade e de hidrogênio verdes suficientes serão cruciais para uma transição bem-sucedida para tecnologias isentas de emissões”.

A montadora está convencida de que a cobertura rápida e econômica dessa demanda de energia só pode ser alcançada com ambas as tecnologias.

Leia mais sobre o assunto: Conheça o caminhão conceito alimentado por motor a hidrogênio.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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