Esta tecnologia garante segurança e economia para veículos pesados
Procedimento de manutenção, quando realizado com a tecnologia adequada, garante segurança e economia para veículos pesados.
Ativos no transporte de bens e mercadorias pelas estradas, os pneus para veículos pesados são projetados para suportar o impacto causado pelo peso das cargas transportadas. Por isso, é fundamental mantê-los sempre em dia. Quando realizada com a tecnologia correta, a recapagem dos pneus é uma alternativa que garante segurança e economia na hora da reposição.
Tecnologia correta garante segurança e economia para veículos pesados
Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop, explica que os pneus da empresa são fabricados com desenhos diferenciados e composto especial com tecnologia japonesa, o que garante boa quilometragem em primeira vida e ajuda a preservar a carcaça e a banda de rodagem, além de possuir protetores de sulcos que auxiliam na expulsão de pedras e outros detritos das vias que cortam e danificam a carcaça – fatores que melhoram a performance para a realização de recapagem.
A recapagem é um processo de raspagem da banda de rodagem antiga e aplicação de uma nova camada. Esse serviço, que pode ser altamente seguro desde que realizado com a técnica correta, permite que o proprietário do veículo estenda a vida útil total do produto, obtendo economia, visto que os pneus impactam fortemente no custo de manutenção de caminhões.
Para a realização de uma recapagem com segurança, é preciso que o uso dos pneus tenha sido feito de acordo com as recomendações do fabricante para garantir a segurança e a efetividade de todo o processo.
É recomendado a remoção da banda usada um pouco antes do atingimento do TWI (indicador do desgaste máximo), para que o processo de raspagem ocorra sem maiores dificuldades e não haja danos à carcaça e ao conjunto de cintas – o que, se ocorrer, inviabiliza a recapagem.
Além da questão econômica, a recapagem de pneus para veículos pesados tem dimensão ambiental, já que o descarte da carcaça pode ser postergado com a aplicação de novas bandas de rodagem. O processo pode representar uma economia de 70% em extração de recursos naturais.
“Nossos pneus para veículos pesados são desenvolvidos com atenção à aplicação no mercado brasileiro, suportando uma maior quantidade de recapagens e garantindo um melhor custo-benefício”, destaca o executivo da Dunlop.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.