Esta categoria de carros está morrendo no Brasil e você nem percebeu

Qual é a sua categoria preferida de carros? Se for esta, lamentamos informar, mas você não tem motivos para sorrir. 

Qual é a sua categoria preferida de carros? Se for esta, lamentamos informar, mas você não tem motivos para sorrir.

Segmento de veículos mostra comprometimento quanto ao futuro (Foto: Freepik)

Fim da categoria de minivans?

Um dos segmentos de veículos mais alternativos do Brasil está sob ameaça: as minivans.

Não é muito difícil chegar a essa conclusão, haja visto o fraco apelo do público e consequentemente das montadoras para a produção dos modelos familiares.

Até 2021, tínhamos no mercado nacional, Fiat Doblò e Chevrolet Spin, enquanto hoje as representantes dessa categoria são a sobrevivente da GM e a Kia Carnival.

No entanto, das duas opções que temos atualmente, uma delas (Kia Carnival) é destinada a um público mais endinheirado. Desta forma, a única minivan ”acessível” sobrevivente no mercado é a Spin.

Chevrolet Spin é uma das únicas remanescentes do segmento de minivans no país (Foto: Divulgação)

Solução para o cenário

A exclusividade no segmento de minivans tem como resultado um perdedor: o público. Afinal, quanto menor a concorrência, menos praticáveis são os preços e as condições.

Desta forma, quem procura por um veículo com dimensões maiores de características familiares se depara com um mercado pouco ou nada atrativo, tendo que recorrer a outros segmentos.

É neste cenário que a criatividade (e falta de opção) levam o público a buscarem outras categorias que se aproximem o máximo possível das minivans.

Assim, os SUVs têm sido as opções escolhidas pelos órfãos das station wagons, por entregarem dimensões avantajadas com o combo da esportividade, acentuada na maioria dos modelos desta categoria.

Modelos SUVs passaram a ser a solução para lidar com a ausência das minivans (Foto: Pixabay)

C3 AirCross chega para incorporar grupo

Nesse sentido, o recém-apresentado Citroën C3 AirCross regressa ao mercado brasileiro com a proposta de se juntar ao Chevrolet Spin, como as opções familiares mais eficazes.

O modelo desvendado ontem (27), terá versões de 5 e 7 lugares, com destaque para esta última configuração, que concorrerá com a Spin.

O preço do C3 AirCross ainda não foi divulgado, mas deve ficar em faixa parecida com o Chevrolet Spin, que custa a partir de R$ 133.990 em sua versão com 7 lugares.

Os modelos contam com motorizações bem próximas. Já com relação as medidas, a Spin leva vantagem.

São 21 cm a mais de comprimento, além de 64 litros a mais de capacidade volumétrica no porta-malas. A distância entre-eixos dos carros também são ajustadas: 2,67 m do C3 AirCross contra 2,62 m da Spin.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile