Gastos com carro são maiores do que com alimentação e saúde, diz pesquisa

O total de gastos com carro já ultrapassou o que é destinado pelos brasileiros à alimentação e à saúde; veja os detalhes do levantamento

Uma pesquisa feita pelo IPC Maps – consultoria especializada no mercado consumidor brasileiro – estima que, até o final de 2022, o setor automotivo do País terá movimentado mais de R$ 604,5 bilhões – o que representa 11% a mais do que no ano anterior. Além disso, que os gastos dos brasileiros com carro já ultrapassam o que é destinado à alimentação e à saúde. Veja os detalhes surpreendentes do levantamento.

carros

(Foto: Reprodução)

Saiba quais são os principais gastos com o carro, de acordo com pesquisa

Para o cálculo, a empresa levou em consideração gastos com o carro como:

  • consumo de combustível
  • troca de óleo
  • manutenção automotiva
  • trocas ou reparos em pneus
  • custo com estacionamentos
  • lavagem

Crescimento da frota brasileira

A pesquisa da IPC Maps também revela que, em 2021, a frota brasileira era de aproximadamente 109 milhões – entre automóveis, motos, caminhões, ônibus e outros. Já em 2022, a frota até setembro subiu para mais de 113,4 milhões de veículos. Isso explica também, o maior gasto do País com carros e outros veículos.

Entenda o motivo pelo qual alguns veículos não pagarão o IPVA 2023

(Foto: Pixabay)

Índices de potencial de consumo de acordo com a região

A pesquisa mostra, ainda, o crescimento no potencial de consumo de cada classe social – no caso, em relação aos gastos e investimentos com o carro.

Na Região Norte, de acordo com a IPC Maps, todas as classes sociais (A, B1, B2, C1, C2, D e E) gastaram mais com carros em 2022 quando comparado ao mesmo período em 2021.

O destaque fica por conta das classes C2 e A – cujos gastos com o carro aumentaram em 31,12% e 25,87%, respectivamente.

Somente as regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram queda no no potencial de gastos com o carro em algumas classes – se compararmos 2022 com 2021.

No Sudeste, por exemplo, as classes B2 e C1 tiveram queda de gastos de 0,84% e 1,66%, respectivamente. Já no centro-oeste, a classe C1 perdeu potencial de despesas com veículos em 3,18%.

Veja se você está na lista de motoristas que podem ficar sem dirigir

(Foto: Freepik)

Consumo em Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo

Na região sudeste, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram queda no potencial de gastos com o carro em alguma classe social.

Em Belo Horizonte, por exemplo, as classes B2 e C1 tiveram queda de 15,82% e 20,91%, respectivamente. Curitiba teve retração de gastos apenas entre as classe D e E, com queda somada de 25,92%.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, as classes B2 e C1 apresentaram queda no potencial de gastos com carros de 12,56% e 16,94%, respectivamente. Por fim, em São Paulo,  classes B2 e C1 perderam potencial em gastos com o carro em 15,96% e 20,51% – respectivamente.

Crescimento dos transportes por aplicativos e deliveries também entram na conta

“Como na ocasião muitas indústrias pararam de produzir, principalmente autopeças eletrônicas, as empresas tiveram de prolongar os prazos de entrega e reajustar seus valores”, ressalta o responsável pelo IPC Maps, Marcos Pazzini.

“Enquanto isso, crescia a demanda por transportes via aplicativos e deliveries, tanto pelo consumidor — que passou a usar mais esses serviços —, quanto pelos trabalhadores — que viram nesse segmento uma oportunidade de compensar a perda do emprego ou de parte do seu salário, ou mesmo, de ter uma renda extra”, avalia e finaliza Pazzini.

A Uber

(Foto: Freepik)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA