Esses são os SUVs e picapes que mais desvalorizaram no último ano

Um dos fatores mais importantes na compra de um veículo é sua depreciação. Veja os seminovos a diesel que mais desvalorizaram em 2022.

Um dos fatores mais importantes de se considerar ao comprar um veículo é depreciação no seu preço. Desta maneira, veja quais os modelos seminovos a diesel que mais desvalorizaram em 2022.

Todo veículo tende a sofrer desvalorização, porém é recomendável fugir dos mais ”condenados” (Foto: Freepik)

SUVs e picapes que mais desvalorizaram

Ao comparar os modelos de todos os segmentos, chegou-se a conclusão de que os veículos de carroceria SUV e picape são os que mais desvalorizam desde o ano passado.

A análise levou em conta a variação do primeiro trimestre do ano passado com o mesmo período deste ano.

Desta forma, foi constatado que os SUVs e picapes desvalorizaram acima da média de -5,64% e lideraram o ranking negativo.

Os veículos SUVs foram os que mais se depreciaram, -7,58%, seguidos pelas picapes, -7,42%.

Outros tipos de carros que ficaram acima de média de desvalorização foram os monovolumes (-7,04%) e os sedãs (-6,24%).

O modelo que menos perdeu valor nesse período foram os furgões e vans, com depreciação de -3,34%.

Os veículos de carroceria hatchback seminovos, que dominam o mercado de usados mais vendidos do país, tiveram redução de -4,7% em seu valor.

SUVs são um dos modelos que disputam a preferência dos brasileiros, porém desvalorização de algumas versões podem mudar os rumos do mercado (Foto: Divulgação)

Modelos que mais perderam valor são a diesel

De acordo com levantamento realizado pela plataforma de compra e venda de carros Mobiauto, os carros usados que mais caíram de preço em 2022 são as picapes e SUVs a diesel.

Os modelos SUVs e picapes lideraram o ranking de depreciação independentemente do combustível especificado, porém com a análise dos veículos abastecidos a diesel, a desvalorização ficou ainda maior.

Os SUVs e picapes abastecidos a diesel tiveram depreciação de 10,36% e 8,34% respectivamente.

Os valores representam redução de preço ainda maior dos modelos de -2,78% (SUVs) e -0,92% (picapes).

Os resultados obtidos pela pesquisa colocam em cheque a máxima de que os modelos movidos a diesel tradicionalmente são ”bons negócios”, sobretudo os seminovos.

Modelos com maior depreciação

O principal fator para a escalada na diminuição dos valores de modelos a diesel se deve principalmente pelo aumento no preço do diesel, muito acima dos demais combustíveis.

Dentre os modelos que mais sofrem com a desvalorização dentro dos termos da pesquisa, os que mais perderam valor de mercado foram:

  • Ford Ranger XLS 2022: -21,42%
  • Land Rover Discovery Sport SE 2020: -20,74%
  • Land Rover Discovery 2020: -19,66%
  • Toyota Hilux SR 2021: -18.57%
  • Mercedes-Benz GLC 2020: -15,78%

O líder em desvalorização Ford Ranger XLS 2022 passou de R$ 232.900 para R$ 183.009, perdendo cerca de R$ 49.891 no período de um ano.

Dentre os veículos incluídos na pesquisa apenas dois valorizaram, Toyota Hilux 2020 (8,6%) e Troller T4 (1,08%).

Além disso, outros três modelos ficaram abaixo da média de desvalorização natural, são eles:

Mitsubishi Pajero Sport 2020 (-4,33%), RAM 2500 2020 (-4,59%) e Mitsubishi L200 Triton Sport (-5,23%).

Ford Ranger XLS em um ano perdeu praticamente R$ 50 mil de preço (Foto: Divulgação)

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile