Esses são os SUVs e picapes que mais desvalorizaram no último ano

Um dos fatores mais importantes na compra de um veículo é sua depreciação. Veja os seminovos a diesel que mais desvalorizaram em 2022.

Um dos fatores mais importantes de se considerar ao comprar um veículo é depreciação no seu preço. Desta maneira, veja quais os modelos seminovos a diesel que mais desvalorizaram em 2022.

Esses são os SUVs e picapes que mais desvalorizaram no último ano

Todo veículo tende a sofrer desvalorização, porém é recomendável fugir dos mais ”condenados” (Foto: Freepik)

SUVs e picapes que mais desvalorizaram

Ao comparar os modelos de todos os segmentos, chegou-se a conclusão de que os veículos de carroceria SUV e picape são os que mais desvalorizam desde o ano passado.

A análise levou em conta a variação do primeiro trimestre do ano passado com o mesmo período deste ano.

Desta forma, foi constatado que os SUVs e picapes desvalorizaram acima da média de -5,64% e lideraram o ranking negativo.

Os veículos SUVs foram os que mais se depreciaram, -7,58%, seguidos pelas picapes, -7,42%.

Outros tipos de carros que ficaram acima de média de desvalorização foram os monovolumes (-7,04%) e os sedãs (-6,24%).

O modelo que menos perdeu valor nesse período foram os furgões e vans, com depreciação de -3,34%.

Os veículos de carroceria hatchback seminovos, que dominam o mercado de usados mais vendidos do país, tiveram redução de -4,7% em seu valor.

Esses são os SUVs e picapes que mais desvalorizaram no último ano

SUVs são um dos modelos que disputam a preferência dos brasileiros, porém desvalorização de algumas versões podem mudar os rumos do mercado (Foto: Divulgação)

Modelos que mais perderam valor são a diesel

De acordo com levantamento realizado pela plataforma de compra e venda de carros Mobiauto, os carros usados que mais caíram de preço em 2022 são as picapes e SUVs a diesel.

Os modelos SUVs e picapes lideraram o ranking de depreciação independentemente do combustível especificado, porém com a análise dos veículos abastecidos a diesel, a desvalorização ficou ainda maior.

Os SUVs e picapes abastecidos a diesel tiveram depreciação de 10,36% e 8,34% respectivamente.

Os valores representam redução de preço ainda maior dos modelos de -2,78% (SUVs) e -0,92% (picapes).

Os resultados obtidos pela pesquisa colocam em cheque a máxima de que os modelos movidos a diesel tradicionalmente são ”bons negócios”, sobretudo os seminovos.

Modelos com maior depreciação

O principal fator para a escalada na diminuição dos valores de modelos a diesel se deve principalmente pelo aumento no preço do diesel, muito acima dos demais combustíveis.

Dentre os modelos que mais sofrem com a desvalorização dentro dos termos da pesquisa, os que mais perderam valor de mercado foram:

  • Ford Ranger XLS 2022: -21,42%
  • Land Rover Discovery Sport SE 2020: -20,74%
  • Land Rover Discovery 2020: -19,66%
  • Toyota Hilux SR 2021: -18.57%
  • Mercedes-Benz GLC 2020: -15,78%

O líder em desvalorização Ford Ranger XLS 2022 passou de R$ 232.900 para R$ 183.009, perdendo cerca de R$ 49.891 no período de um ano.

Dentre os veículos incluídos na pesquisa apenas dois valorizaram, Toyota Hilux 2020 (8,6%) e Troller T4 (1,08%).

Além disso, outros três modelos ficaram abaixo da média de desvalorização natural, são eles:

Mitsubishi Pajero Sport 2020 (-4,33%), RAM 2500 2020 (-4,59%) e Mitsubishi L200 Triton Sport (-5,23%).

Esses são os SUVs e picapes que mais desvalorizaram no último ano

Ford Ranger XLS em um ano perdeu praticamente R$ 50 mil de preço (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA