Esses são os motivos para você ter ou não o novo Renault Zoe E-Tech

Conheça os atributos do Renault Zoe E-Tech, modelo que já está em terceira geração, veja os pontos positivos e negativos do carro.

A terceira geração do primeiro veículo elétrico da Renault no Brasil foi apresentada em abril de 2021. Trata-se do Zoe E-Tech, modelo que abriu o caminho para um portfólio eletrificado da marca. Veja os pontos positivos e o lado negativo do modelo.

Conheça os atributos do Renault Zoe E-Tech, modelo que já está em terceira geração, veja os pontos positivos e negativos do carro (Foto: Divulgação)

Conheça os atributos do Renault Zoe E-Tech

Antes de Renault Kwid E-Tech, o carro elétrico da Renault no Brasil era apenas o Zoe. Hoje, ele se posiciona acima do subcompacto francês e também tem sua importância dentro do segmento.

O Zoe chegou às ruas europeias em 2012 e, desde então, a Renault se consolidou como pioneira e líder em mobilidade elétrica, alavancada principalmente pelo sucesso de seu principal modelo.

As vendas do Zoe crescem continuamente desde o lançamento e suas vendas acumuladas fazem dele o veículo elétrico mais presente nas ruas europeias. São mais de 270 mil unidades vendidas desde 2012. Ele é o número um em vendas na Alemanha e na França.

O Zoe foi lançado no Brasil para o consumidor final no Salão do Automóvel de 2018 de forma inovadora, sendo vendido também pelo site da marca e retirado nas concessionárias homologadas.

A terceira geração do veículo foi apresentada em abril de 2021, quando ele recebeu melhorias em termos de design, acabamento e conectividade. Conheça os atributos positivos e negativos do modelo 100% elétrico.

Pontos positivos do Renault Zoe E-Tech

Autonomia

Um dos bons atributos do veículo é a sua autonomia. O Renault Zoe E-Tech tem um alcance de até 385 km graças ao conjunto de baterias de 52 kWh. O alcance é maior se comparado com outros importantes nomes do segmento, como o próprio Kwid com 298 km.

Já no comparativo com seu rival, o Leaf, o Zoe sai em vantagem com 113 km a mais, uma vez que o Leaf tem uma autonomia de 272 no ciclo urbano.

Carro tem 385 km de alcance (Foto: Divulgação)

Motorização eficiente

O modelo também proporciona um prazer superior ao dirigir, graças ao motor com 135 cv de potência e 25 kgf,m de torque, que permite o condutor aproveitar a aceleração instantânea e suave. O carro precisa de 9,5 segundos para atingir os 100 km/h e a velocidade máxima é de 140 km/h.

Design e acabamento

O carro alia as formas suaves da geração anterior com as novas linhas de personalidade nitidamente mais marcante, conferindo a ele ainda mais presença. Na frente da carroceria totalmente redesenhada, os contornos do capô esculpido convergem para um losango aumentado e alinhado, que se abre sobre a portinhola de recarga.

O novo formato do para-choque integra adornos cromados na entrada de ar frontal, na grade e nos faróis de neblina, valorizando a parte frontal inferior. Já as entradas de ar laterais reforçam as qualidades aerodinâmicas do veículo.

Empregando a famosa assinatura luminosa em formato de C comum a todos os novos veículos da marca Renault, os novos faróis full LED dão a ele um visual expressivo. As dimensões do novo Zoe E-Tech não mudaram, mas ele agora tem mais presença.

Do lado de dentro, os designers do Grupo Renault se dedicaram especialmente à qualidade dos acabamentos, ao conforto e à ergonomia.

O revestimento com toque suave e macio e aspecto fosco do painel de bordo redesenhado contribui para o ambiente confortável e com qualidade premium.

Design também recebeu melhorias na terceira geração (Foto: Divulgação)

Pontos negativos do modelo

Preço

Assim como os demais veículos elétricos o Renault Zoe ainda sofre com o alto preço de investimento. O modelo tem um valor inicial de R$ 239.990 na versão Intense, a única disponível no configurador da marca.

No entanto, por esse valor o carro devia ser mais equipado, principalmente no que diz respeito ao nível de tecnologia embarcada.

Espaço

Outro fator que deve ser analisado antes da aquisição do modelo é o nível de espaço interno. Por mais que o modelos esteja de acordo com a proposta que um veículo elétrico de uso urbano, os 2.588 mm de entre-eixos são inferiores aos 2.700 mm do Leaf, por exemplo.

Interior do Renault Zoe E-Tech (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile