Esses fatores podem prejudicar a venda do seu carro
Alguns fatores podem dificultar a venda do seu carro. Leia no post quais são eles e como contorná-los sem dificuldade.
Vai fazer a venda do seu carro? A forma como você tratou o seu bem durante o tempo que passou com ele é fundamental para concretizar um bom negócio. A boa notícia é que alguns pontos podem ser contornados assim que tomada a decisão de passá-lo para frente. Entenda!
Fatores que prejudicam a venda do seu carro
De acordo com Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro “se quiser condições de venda melhores, tente manter o carro mais próximo do original possível. Na hora da negociação, reforce este atributo. Outro ponto importante para se ter em mente é a quilometragem. Quanto mais quilômetros rodados o carro tiver, maior será a sua desvalorização. Por isso, tenha em mente que, em média, carros rodam 12 mil km por ano, se o seu veículo estiver abaixo desta média, vale reforçar esse atributo ao comprador.
Agora vamos aos pontos-chave para a venda do veículo usado.
Visual e lataria
Problemas na estética do veículo podem fazer com que desvalorizem até 18%. Se for uma peça grande, como para-choque a desvalorização em relação a tabela FIPE varia entre 0,35% a 1,42%. A lataria é outro ponto forte, uma vez que arranhões e amassados pesam muito na avaliação do comprador, que muitas vezes, não quer arcar com os custos de reparo.
Limpeza
É possível saber se um carro não foi usado corretamente pela sujeira de seu interior. O pensamento de muitos compradores é que se o proprietário não cuidou da limpeza, possivelmente também não foi cuidadoso com a mecânica do veículo. Portanto, faça a higienização adequada de todo o interior, incluindo bancos, carpes e painel.
Comprovantes de manutenção
É sempre bom guardar os comprovantes de revisões e manutenções, principalmente as obrigatórias, a exemplo de troca de óleo e filtro de ar. Mostrar que as revisões estão em dias valorizam o bem.
Documentação em dia
Multas e IPVA em atraso desvalorizam mais o veículo que o débito em si. Além disso, dá margem para o comprador pedir mais desconto e ainda torna o processo de transferência mais difícil. Lembre-se, quanto mais burocrático for o processo de venda, mais oneroso ele é.
Acessórios originais
Engana-se que alterações como rebaixamento valorizam o carro. Pelo contrário, qualquer mudança que comprometa a estrutura não agrega valor ao bem. Veja quais adições podem valorizá-lo:
- Alarmes e dispositivos de segurança;
- Sistema de ar-condicionado caso ainda não tenha;
- Piso especial, como o vinílico;
- Películas aprovadas;
- Kit vidros e travas elétricas;
- Direção hidráulica;
- Bancos de couro.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.