Esses fatores podem indicar problemas nos coxins do veículo 

Os coxins do veículo do veículo estão presentes em diferentes partes, como motor e suspensão. Seu desgaste pode levar a ruídos. Entenda!

Seu carro está apresentando algum tipo de vibração ou ruído estranho. Esses sinais podem estar relacionados aos coxins do veículo, componentes presentes no motor, câmbio, escapamento e suspensão. A solução é a troca dessas peças, visto que insistir em rodar pode levar a problemas em outros componentes, colocando sua integridade física em risco. 

Problemas nos coxins do veículo podem comprometer a vibração (Foto: Shutterstock)

Pra que serve os coxins do veículo

Os coxins fazem a conexão entre o motor e o chassi do veículo, evitando vibrações (ressonâncias) e ruídos no carro. Seu papel é controlar as vibrações vindas do motor, transmissão e da suspensão.

Esses componentes são produzidos com aço ou alumínio recobertos por camada de borracha e que acabam se desgastando com o tempo. Quando se desgastam ou quebram, os coxins não controlam adequadamente as vibrações, causando ruídos estranhos, irregularidades ou problemas na transmissão.

Ocorre que esses sintomas são semelhantes aos de outros problemas, como os comumente identificados na suspensão, alinhamento, buchas, entre outras partes do veículo. Por isso, é importante fazer um diagnóstico completo antes de fazer uma troca de coxins, evitando que peças sejam substituídas desnecessariamente.

Além disso, a qualidade dos coxins também é um aspecto importante a ser considerado, já que peças de baixa qualidade podem se desgastar mais rapidamente e causar problemas novamente em pouco tempo.

Troca dos coxins do amortecedor (Foto: Frrepik)

Como identificar problemas nos coxins do veículo

Segundo a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, é preciso redobrar a atenção aos coxins comprometidos. 

Entre os principais sinais de que você precisa levar seu carro ao mecânico de confiança são:

  • vibrações no assoalho, manopla do câmbio, volante e motor, mesmo com o veículo parado; 
  • emissão de ruídos na parte dianteira do carro, durante a condução; 
  • balanço na alavanca de câmbio durante saídas e frenagens; 
  • desgaste avançado e/ou irregular entre os quatro pneus; 

motor muito barulhento, sobretudo nas saídas/arrancadas; 

instabilidade e trepidação do volante; 

dificuldade no engate das marchas.

Avaliação do mecânico

Os coxins presentes no amortecedor não exigem desmontagem e a troca é feita rapidamente pelo profissional. Agora os coxins do motor e câmbio exigem uma avaliação mais precisa ou testes, que incluem movimentos de arrancada e freadas bruscas para observar se a alavanca do câmbio se movimenta bruscamente. 

É importante ressaltar que a manutenção preventiva é fundamental para evitar problemas com coxins e outras peças do carro. Fazer as revisões periódicas e trocas de peças desgastadas no prazo adequado pode prolongar a vida útil do veículo e evitar gastos desnecessários.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile