Diferente do Polo e do T-Cross, esses 5 carros da VW foram um FIASCO de vendas no BR
Se para todo sucesso existem alguns fracassos, a Volkswagen pode bem ser o maior exemplo. Confira 5 carros da marca que não vingaram no país.
Se para todo sucesso existem alguns fracassos, a Volkswagen pode muito bem servir como exemplo para esse lema. Confira 5 carros da marca que não vingaram no país.
Carros da VW que não deram certo
Após completar recentemente 70 anos de atuação no Brasil, a Volkswagen tem movimentado o noticiário nos últimos dias.
Como celebração de sete décadas no país, a montadora alemã promoveu o lançamento de seus primeiros veículos 100% elétricos: ID.4 e ID.Buzz.
No entanto, nem só de glórias vive uma empresa de sucesso como é o caso de uma das principais fabricantes automotivas do mundo.
No Brasil, não foi sempre que a Volkswagen emplacou modelos populares e intocáveis, pelo contrário, nesse meio tempo existiram algumas apostas que não deram certo.
De acordo com esse contexto, veja a seguir 5 modelos da VW que não despontaram em vendas no país.
Parati Turbo
Se a versão original do Volkswagen Parati foi um marco para a montadora alemã no país, sua versão Turbo não conseguiu emplacar.
Pelo jeito os fãs do modelo não procuravam por potência ao escolher carros com a Parati nos anos 2000, já que ‘’recusaram’’ a versão com motor 1.0 16V turbo de 112 cv, desempenhos definitivamente diferenciados para a época.
Taos
O carro mais novo dessa lista foi lançado há apenas dois anos, mas já aponta para uma frustração.
O SUV médio Volkswagen Taos não conseguiu acompanhar o mercado mais popular do país e está longe das primeiras posições do segmento, ocupado por outros modelos da marca como o T-Cross.
Pointer
Se você for muito conhecedor de carro, certamente já ouviu falar no Volkswagen Pointer, porém se esse não for o caso, talvez nem o conheça.
O modelo até tinha design atraente para os anos 90, quando foi lançado em parceria com a Ford, mas não agradou e levou muita desvantagem com relação ao Escort, por exemplo.
Polo Classic
Um pouco mais novo, o Polo Classic foi produzido por apenas seis anos, até 2002. O motivo de sair de linha? Falta de vendas.
O sedã importado da Argentina não fez sucesso conforme o mercado do começo dos anos 2000, apesar de bons atributos como porta-malas espaçoso.
Confira também: SUV elétrico da VW tinha tudo para ser sucesso, mas esse detalhe fará ele perder muitos compradores
Amarok
Outro modelo bem recente e que também entra para a lista indesejada da Volkswagen é a picape Amarok.
Lançada sob grandes holofotes, a picape não consegue competir no segmento de igual para igual com as demais concorrentes. Afinal, é uma das piores em vendas no setor que mais cresce ultimamente.
Até junho de 2023 a picape emplacou 3.779 unidades, conforme o mais recente relatório da Fenabrave. Já a Hilux, a líder do segmento aparece com mais de 21 mil unidades vendidas. A Chevrolet S10 vendeu pouco mais de 13 mil, enquanto a Ford Ranger aparece com 8,3 mil.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.