Esses 3 carros secretos da Volkswagen nunca chegaram ao Brasil; veja quais
Veja os carros secretos que a Volkswagen criou, mas nunca lançou no Brasil. Modelos incríveis que ficaram no limbo
A Volkswagen é uma das fabricantes mais icônicas do Brasil, com uma história rica e carros que marcaram gerações.
No entanto, além dos modelos que você conhece, como o Gol, Fusca e Kombi, a marca também criou carros secretos que nunca foram lançados no mercado brasileiro. Esses protótipos exclusivos possuem conceitos inovadores e características únicas, mas, por diferentes motivos, ficaram apenas no papel.
Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes sobre esses modelos secretos da VW que poderiam ter mudado o cenário automobilístico no Brasil.
Quais são os carros secretos que a Volkswagen criou e nunca vendeu no Brasil?
O museu da Volkswagen no Brasil, que preserva a história da marca, acaba de revelar uma parte “secreta” com carros novos, conceitos que nunca chegaram ao mercado. Entre eles, três modelos se destacam pela inovação e pelo potencial: o Volkswagen BY, a Parati EDP e a Saveiro Rocket.
Volkswagen BY
A princípio, o Volkswagen BY foi desenvolvido em 1986 como um possível rival para o Fiat Uno. Com uma dianteira inspirada na família Gol e uma traseira mais curta, esse carro trazia ideias inovadoras, como bancos traseiros corrediços e uma suspensão mais sofisticada, baseada no modelo Voyage.
Porém, o modelo nunca foi produzido devido a problemas técnicos e de custo de produção, especialmente com o motor AP 1600, que tornaria o projeto muito caro. Alguns anos depois, a proposta de um carro compacto similar se materializou no Volkswagen Up.
Leia também: Novidade chegando? Jeep Avenger é flagrado camuflado no Brasil e promete bater de frente com Kardian e Tera
Volkswagen Parati EDP
A Volkswagen Parati EDP foi criada para o Salão do Automóvel de 1996 como um conceito esportivo. Com motor 2.0 AP de 200 cv e visual inspirado nos carros de rali e DTM, ela oferecia um desempenho impressionante: aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade máxima de 230 km/h.
No entanto, o modelo permaneceu apenas como um protótipo, sendo guardado por quase três décadas até ser revelado no museu da marca.
Volkswagen Saveiro Rocket com DNA Audi
Em 2010, a Volkswagen apresentou o conceito Saveiro Rocket, uma picape compacta com apelo esportivo e motor 1.4 TSI de 140 cv.
Com câmbio manual de seis marchas, tração dianteira e um design focado em aerodinâmica e estilo, o modelo foi exibido como um conceito para atrair os entusiastas do tuning.
Infelizmente, a Saveiro Rocket nunca passou de um estudo, mas elementos do seu design foram incorporados ao modelo Saveiro Cross anos depois.
Qual carro secreto da Volkswagen você gostaria de ver nas ruas? Comente abaixo sua opinião sobre esses 3 modelos!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.