Só mudam a logo: conheça os 3 carros que são praticamente iguais independente da marca

Esses 3 carros são praticamente iguais e só mudam a logo. Veja quais são e porque as montadoras fazem esse tipo de estratégia.

A indústria automotiva sempre compartilhou plataformas entre diferentes modelos de uma mesma marca ou de marcas diferentes com parcerias. Mas nesse caso, os 3 carros são praticamente iguais (por dentro e por fora). 

Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert são carros praticamente iguais. – Foto: Divulgação

Quais carros são praticamente iguais, mas de marcas diferentes?

Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert são praticamente iguais. Ambas as marcas são do Grupo Stellantis, que também detém a Jeep, RAM, Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, entre outras.

Apesar de apresentarem logotipos diferentes, esses modelos contam com a mesma mecânica, estrutura e componentes internos.

A linha 2025 do Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert foi inclusive divulgada em conjunto pela Stellantis, que apresentou a mudança que ocorreu nos 3.

Citroën Jumpy – Foto: Divulgação

O motor é o mesmo 1.5 HDi turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm, assim como os para-choques frontais, faróis reformulados, grade do radiador redesenhados e as novas portas traseiras com abertura de até 180º.

Outras novidades são a direção elétrica, sensores de estacionamento, quadro de instrumentos e rádio, com touchscreen e bluetooth.

A única coisa que muda é o aplicativo para gestão de frota, que tem nomes diferentes:  O Connect Fleet (Citroën) My Peugeot Pro (Peugeot) / Connect////Me | Gestão de Frotas (Fiat).

Apesar disso, todas as aplicações oferecem as mesmas funcionalidades, como monitorar diferentes parâmetros do veículo à distância (quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade) e limitar a área de tráfego.

Fiat Scudo – Foto: Divulgação

 Leia também:

Novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert agora são linha 2025: veja o que mudou

Mas por que a semelhança?

A principal razão para essa estratégia é a otimização de custos. Ao desenvolver uma única plataforma, as fabricantes conseguem reduzir significativamente os gastos com pesquisa e desenvolvimento, além de padronizar a produção e logística.

No caso da Stellantis, os três utilitários saem do mesmo lugar, ou seja, da mesma linha de produção. Os modelos que chegam ao Brasil vem de Nordex, no Uruguai, fábrica da qual a Stellantis adquiriu 49% de participação.

Peugeto Expert – Foto: Divulgação

E qual a vantagem para o consumidor?

Para o consumidor, essa estratégia de compartilhamento de plataformas pode trazer vantagens, como a maior variedade de opções. 

Como os preços dos três são os mesmos (R$ 211.990 versão Cargo), o consumidor pode, por exemplo, escolher a marca que mais agrada pelo pós-venda ou aquela que oferece as melhores opções de compra.

É mais fácil encontrar peças de reposição com mais facilidade e com preços diferentes, conforme o posicionamento da marca. Além disso, a padronização dos componentes, facilita a manutenção e reposição dos componentes.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile