Esse SUV a venda no Brasil faz 0 a 100 km/h em 3,1 segundos: o mais rápido do mundo!

O brasileiro tem, atualmente, a possibilidade de levar para a sua garagem o SUV mais rápido do mundo. Carro combina desempenho e luxo.

O brasileiro tem, atualmente, a possibilidade de levar para a sua garagem o SUV mais rápido do mundo. Para ser mais preciso: aqueles que possuem pelo menos R$ 3,6 milhões sobrando no banco têm essa opção. O valor corresponde ao preço do Aston Martin DBX 707, que acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de um piscar de olhos (em apenas 3,1 segundos).

Conheça o Aston Martin DBX 707, o SUV mais rápido do mundo

https://youtu.be/GiN7wi9EVP8

O Aston Martin DBX 707 é um SUV ímpar no mundo. O modelo apresenta uma combinação única de desempenho empolgante, estilo inconfundível e luxo absoluto. Nada no universo dos utilitários esportivos se compara a esse carro.

“Um sabre em um segmento de marretas”, define o fabricante britânico. Os projetistas tomaram o design, a dinâmica e o caráter agradável ao motorista do amplamente aclamado do Aston Martin DBX V8 como ponto de partida para o DBX 707.  A marca escalou a renomada atriz Felicity Jones para apresentar o modelo em vídeo (veja acima).

Porém, cada área do carro foi aprimorada para aumentar o desempenho, intensificar o prazer de dirigir e ampliar sua presença na estrada.

Motor e transmissão garantem o SUV mais rápido do mundo

Transmissão automática de 9 marchas tem papel fundamental no sesempenho (Foto: Divulgação/Aston Martin)

Começando com o trem de força, liberando todo o potencial do V8 biturbo de 4 litros. O motor do DBX707 apresenta turbocompressores de rolamento de esferas e uma calibração de motor sob medida para liberar mais potência e torque. 

A transmissão automática de nove marchas tem “wet clutch” – sistema no qual as embreagens e todas as engrenagens ficam imersas no óleo, que lubrifica e arrefece o sistema. 

Capaz de gerenciar cargas de torque muito maiores em comparação com um conversor de torque automático regular, essa transmissão de alto desempenho permite que a potência do motorzão seja elevada para imensos 707 cv de potência e 900 Nm de torque – 157 cv e 200 Nm a mais em relação ao DBX V8.

Para passar LONGE: Amigo do frentista? 5 SUVs com consumo ALTÍSSIMO de combustível

A adoção da nova transmissão de embreagem úmida traz mais benefícios. Mudanças de marcha visivelmente muito mais rápidas em comparação com a transmissão do conversor de torque.

A sensação da mudança é mais imediata e direta, o que dá ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta e uma mudança dramática de caráter em relação ao modelo anterior. 

A capacidade de projeção também foi aprimorada, o que contribui para o tempo de 3,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

Suspensão e freios reforçados

O sistema de frenagem foi totalmente redimensionado para segurar “a besta”. As rodas são de 22 polegadas como padrão, e há uma roda de liga leve opcional de 23 polegadas.

A adoção dessa última também traz benefícios dinâmicos, com o pneu de maior diâmetro oferecendo melhor resposta da direção, melhor controle primário do corpo e melhores tempos de volta.

A chave para o manuseio excepcional do SUV mais rápido do mundo é seu sistema de suspensão a ar. Mantendo a arquitetura básica e as câmaras de ar de volume triplo do DBX V8 – já considerado o SUV de melhor manuseio do mercado –, o DBX707 apresenta um ajuste de chassi otimizado para suas demandas.

O SUV Aston Martin DBX 707 (Foto: Divulgação/Aston Martin)

Com relação à suspensão, o DBX 707 apresenta novas válvulas de amortecimento e recalibração da comutação dinâmica do volume da mola para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direção.

O sistema de direção assistida eletrônica também foi ajustado para melhorar a sensação de direção, com maior esforço acumulado fora do centro para ajudar o motorista a ter uma visão mais clara do aumento das cargas nas curvas e da aderência disponível.

Para melhorar a experiência do motorista, também houve algumas alterações e aprimoramentos nos modos de direção “Dynamic Drive”.

A lógica ativa revisada na caixa de transferência do sistema de tração nas quatro rodas alcança maior harmonia e controle preciso entre o sistema de transmissão e o sistema ESP, para uma experiência de direção mais natural, semelhante à de um carro esportivo.

Com o objetivo de colocar o motorista no controle, o SUV mais rápido do mundo apresenta um console inferior revisado contendo novos interruptores de seleção do modo de direção.

Agora, em vez de ter que entrar em um submenu no sistema de infoentretenimento, o motorista tem controle imediato na ponta dos dedos dos principais modos dinâmicos e configurações. 

Isso inclui botões dedicados para modo de suspensão, assistência elétrica de direção, modo de seleção de marcha manual e interruptor de escape ativo – que abre as válvulas do novo sistema de escape esportivo de tubo de escape quádruplo sem a necessidade de estar no modo de condução Sport.

Design exclusivo

Aston Martin DBX 707 apresenta escapes duplos ampliados na parte traseira (Foto: DIvulgação/Aston Martin)

De acordo com suas extensas atualizações de engenharia, o exterior e o interior do DBX707 receberam uma reformulação de design igualmente completa. O resultado é espetacular –abertamente esportivo, mas com o estilo e atenção aos detalhes pelos quais a Aston Martin é celebrada.

O novo tratamento frontal vê o DBX receber uma grade frontal maior e um design totalmente novo de DRL completo com novas entradas de ar e dutos de resfriamento de freio, além de um novo perfil de divisor dianteiro. 

A grade cromada acetinada – ampliada para aumentar significativamente o fluxo de ar de resfriamento para o motor V8 e a nova transmissão de 9 marchas – apresenta palhetas duplas e seis barras horizontais, tornando o modelo topo de linha da Aston Martin imediatamente identificável.

Os contornos das janelas em cromado acetinado escuro e as novas lâminas do capô persianas combinam perfeitamente com a grade frontal e o divisor preto brilhante, continuando com soleiras laterais pretas brilhantes. O DBX 707 também recebeu portas com fechamento suave, aprimorando ainda mais as credenciais de luxo do SUV.

Na parte traseira, um novo spoiler foi adicionado à asa do teto para reduzir a elevação e aumentar a estabilidade em alta velocidade, com um difusor duplo significativamente ampliado. Com acabamento em preto acetinado, o novo escapamento foi ajustado para oferecer uma assinatura sonora única. 

Completando as mudanças na traseira, um novo para-choque traseiro completo com aberturas de painel integradas acentuam o físico musculoso do DBX 707.

Cabine esportiva e luxuosa

Interior entrega esportividade luxuosa sem abrir mão do conforto (Foto: DIvulgação/Aston Martin)

O tema esportivo continua no interior com bancos esportivos de série (os bancos Comfort estão disponíveis como opção gratuita). Todas as opções de assento vêm com ajuste elétrico de 16 posições e aquecimento na frente e atrás como padrão. 

Existem três opções de ambientes internos:

  • Accelerate, de ajuste padrão, que apresenta uma mistura de couro e Alcântara
  • Inspire Comfort e Inspire Sport, que apresentam couro Semi-Aniline completo com asas Aston Martin bordadas no encosto de cabeça, uma faixa contrastante no centro do assento e padrão perfurado no encosto e na almofada da base.

Assim como no exterior, o interior do SUV mais rápido do mundo apresenta um acabamento cromado escuro para aparelhagem como padrão. 

Cromo brilhante e fibra de carbono podem ser especificados como opcionais. O folheado Piano Black é padrão, com acabamentos folheados de fibra de carbono ou malha metálica de bronze disponíveis como opcional.

Com relação aos itens tecnológicos, o Aston Martin DBX 707 oferece tudo o que se pode esperar de um carro com o seu padrão de luxo e valor.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile