Esse foi o verdadeiro SUV queridinho do brasileiro em 2023; entenda
Esse foi o verdadeiro SUV queridinho do brasileiro em 2023. Entenda como é feito o cálculo e qual é este carro.
O Hyundai Creta foi o SUV mais vendido no varejo do mercado brasileiro em 2023, o que o torna o verdadeiro SUV queridinho do brasileiro. Mas e T-Cross? Esse vence nas vendas gerais, que incluem locadoras e grandes frotistas. Entenda.
Entenda como o Hyundai Creta se tornou o SUV queridinho do Brasileiro
Com 58.081 emplacamentos, o Creta é o SUV mais comercializado na venda direta, isto é, nas vendas para o consumidor final. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Nas vendas totais, que incluem grandes frotistas e locadoras, por exemplo, o mais vendido da categoria foi o VW T-Cross, com 72.441 emplacamentos no ano.
Nesse cenário, o Creta fica na terceira posição com 65.817 unidades e atrás do GM Tracker, com 66.643 emplacamentos de janeiro a dezembro.
Ainda assim, é um feito memorável para o modelo da Hyundai, que assegurou seu quarto ano seguido como líder em emplacamentos de sua categoria, sempre no varejo.
Nos sete anos desde seu lançamento no Brasil, em 2017, o modelo nunca ficou fora do top 3 em vendas para o consumidor final entre os SUVs.
“O Hyundai CRETA consolida sua condição de favorito para a ampla maioria dos consumidores que buscam adquirir um SUV zero-quilômetro completo, moderno e seguro. Graças ao empenho fundamental de nossa rede de concessionários, conseguimos responder à forte demanda nos últimos dois meses do ano, emplacando um volume 25% superior ao mesmo período de 2022.
Isso garantiu ao CRETA uma vantagem bastante expressiva dentro de sua categoria e o levou, mais uma vez, ao primeiro lugar entre SUVs no ranking do varejo no fechamento do ano”, comenta Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.
Porque o modelo faz tanto sucesso
O sucesso do Creta no varejo pode ser explicado por uma série de fatores, incluindo seu design moderno, espaço interno, lista de equipamentos e preço relativamente competitivo em relação aos concorrentes.
A linha conta com o Creta, Creta N Line e Creta Nova geração, com três motorizações:
Gama 1.6 Flex de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis velocidades;
Kappa 1.0 turbo de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis velocidades
Smart Stream 2.0 de 167 cv de potência e 20,6 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis velocidades.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.