Esse é o modelo MAIS EXPORTADO do Brasil… não é difícil adivinhar
Com as globalização do mercado automotivo atualmente, muitas linhas produzidas aqui circulam fora do país, com destaque para o modelo mais exportado. Veja!
Visto as relações globais que o mercado automotivo tem nos dias atuais, muitas linhas de veículos produzidas aqui circulam fora do país, com destaque especial para esse modelo, o mais exportado do Brasil.
Modelo mais exportado do Brasil
Se você já teve a oportunidade de visitar outros países, principalmente na América Latina, certamente se deparou com veículos que por aqui transitam, sobretudo com o Corolla Cross, modelo mais exportado do Brasil.
O SUV híbrido da Toyota alcançou o posto de principal veículo em exportações do país ao atingir a marca de 31.700 unidades levadas para outras regiões do planeta.
Levado sobretudo para países da América do Sul e Caribe, o Corolla Cross é um reflexo da liderança da Toyota no Brasil quando o assunto é exportação.
Ao todo, a montadora japonesa com fábricas instaladas no Brasil, enviou 82.419 carros para 22 países.
Dessa forma, a fabricante foi a líder neste quesito, com 22% das exportações totais de veículos.
Linhas exportadas
Compõe o portfólio de linhas da Toyota fabricados no Brasil e exportadas para outros países: Etios, Yaris e Corolla Cross, além do tradicional sedã Corolla.
Em comum, os três primeiros modelos têm o fato de serem produzidos na fábrica da montadora em Sorocaba, no estado de São Paulo.
Já o sedã Corolla, um dos mais tradicionais do segmento no país, é fabricado atualmente em Indaiatuba, também em São Paulo.
Quanto custa o Corolla Cross 2024?
Atualmente o Corolla Cross parte de R$ 162.590. Esse é o preço da versão de entrada XR.
O SUV híbrido da Toyota é oferecido em mais 5 versões: XRE, XRX, GR-Sport, XRV Hybrid e XRX Hybrid, esta por R$ 210.990.
Exportações em 2023
No último ano, levando em conta o acumulado de janeiro a dezembro, o Toyota Corolla Cross liderou as exportações, com 31.700 unidades.
Na sequência, o Etios foi responsável por 22.030 exportações, sem deixar passar o fato de que o modelo foi produzido somente até agosto de 2023, quando saiu de linha em definitivo.
Por sua vez, o Corolla sedã e o Yaris, somaram volume total de 28.689 unidades levadas para outros países.
No último ano, cerca de 40% da produção da Toyota em solo brasileiro, foi destinada aos países da América Latina e Caribe.
Produção doméstica
Em 2023 a Toyota teve no Brasil um volume total de fabricação de 212.385 unidades.
Desse total, pouco mais de 73% (155.411) das produções foram realizadas na planta de Sorocaba e o restante na fábrica de Indaiatuba, ou seja, 56.974 unidades.
Além disso, 42.886 veículos híbridos e híbridos flex foram produzidos, o que reforça a estratégia ‘’sustentável’’ e de ‘’descarbonização’’ da marca.
Confira também: GM convoca proprietários para recall gigante nos EUA. Será que afeta o Brasil?
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.