Esse é o maior problema de comprar um carro usado, aponta pesquisa
Investimento ou prejuízo? Saiba qual o maior problema de comprar um carro usado e veja se vale realmente a pena; confira!
Tirar um automóvel diretamente da concessionária ou optar por um seminovo? Bem, tudo vai depender das condições e da escolha de cada um, mas é preciso entender qual o maior problema de comprar um carro usado.
Isto é, uma pesquisa recente revela o ponto mais negativo na compra de um veículo que já teve outro dono antes, e, surpreendentemente, não tem relação com a mecânica.
Quer entender isso melhor? Veja o que o Garagem360 preparou para você!
Qual o maior problema de comprar um carro usado?
De acordo com uma recente pesquisa, o maior problema de comprar um carro usado, atualmente, está voltado para os sistemas do automóvel.
Mas calma! Antes de entender isso melhor, a gente precisa pontuar algumas coisas.
Para início de conversa, para a maioria das pessoas, o maior receio de levar um seminovo para casa é a condição mecânica, como motor e afins.
Entretanto, parece que esse já não é mais o problema principal da maioria das veículos, de acordo com a pesquisa anual da J.D Power.
O estudo, apesar de realizada nos Estados Unidos, serve como um parâmetro interessante para aumentar o critério na hora da escolha de um carro de segunda mão.
Vale dizer que o levantamento leva em conta os problemas apresentados em até 3 anos após a compra.
Quais os principais defeitos de carros usados?
- “Bugs” na central de infoentretenimento
- Problemas de conectividade dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay
- Falsos alertas dos sistema do carro
- Falhas gerais voltadas aos sistemas
Isso é um tanto quanto curioso, porque a pesquisa revela que os problemas mecânicos sequer foram mencionados pela grande maioria dos donos de veículos usados.
No entanto, é claro que isso também merece atenção, afinal, rodar com um sistema com bugs na central de infoentretenimetno até vai, mas com problemas no motor já é demais.
Ainda vale a pena comprar um carro usado?
De acordo com a pesquisa realizada no ano de 2023, os carros usados estão menos confiáveis. Isto é, aparentemente, os condutores estão menos confiantes na hora de comprar um seminovo.
O levantamento apontou que:
- A cada 100 veículos, 190 problemas foram citados
- A taxa de problemas em até 3 anos após a compra teve um aumento de 5% desde 2023
Ou seja, o ano relatório concluiu uma taxa de 17% de problemas gerais apresentados no período mencionado, o que justifica a queda no interesse por esse tipo de veículo.
Por fim, é sempre importante consultar um mecânico de confiança antes de investir em um carro de segunda mão.
Aproveite para conferir: Como é viajar 900 km em um Fiat Mobi? Pontos negativos falam mais alto