Esse detalhe pode prejudicar os amortecedores do seu caminhão

Desempenho e principalmente segurança são dois atributos indispensáveis para o caminhoneiro. Confira o que pode ser o grande vilão para os amortecedores do seu caminhão. 

Esse detalhe pode prejudicar os amortecedores do seu caminhão

 

Sistema de suspensão em bom estado é indispensável para os caminhoneiros (Foto: Freepik)

 

Motivos para desgaste dos amortecedores do seu caminhão 

Dois detalhes são verdadeiros vilões para o sistema de suspensão, e consequentemente, os amortecedores de um caminhão: o excesso de carga e condições adversas de asfaltos. 

Um desses motivos é praticamente impossível de controlar, já que o caminhoneiro geralmente não tem muita escolha quanto ao caminho que será submetido. 

Porém, a outra característica que joga contra os amortecedores do caminhão pode ser plenamente controlada, a carga. 

Importância dos amortecedores

Os amortecedores são cruciais nos caminhões já que são responsáveis por conter movimentos indesejados das molas, evitar inclinação em excesso em curvas, assim como transferência de carga em freadas e arrancadas, principalmente as bruscas.

A checagem e revisão dos amortecedores são extremamente importantes, uma vez que garantem a segurança do veículo e está muito exposto à danos. 

‘’Desenvolvido para suportar grandes cargas de tração e compressão, o amortecedor, junto com a barra estabilizadora, minimiza os movimentos de inclinação da carroceria em curvas e a transferência de peso em freadas’’, destaca Leandro Leite, coordenador de assistência técnica e garantia da Nakata.

Leandro complementa ainda, reforçando que uma vez desgastados, os amortecedores submetem os motoristas à instabilidades, ainda mais em curvas acentuadas e freadas. 

Razões como vazamento do óleo ou perda de ação por tempo de uso são as principais fontes de danificação desse item. 

Esse detalhe pode prejudicar os amortecedores do seu caminhão

 

Sistema de suspensão em bom estado é indispensável para os caminhoneiros (Foto: Divulgação)

 

Atenção especial aos caminhões

Por transportar cargas pesadas, os caminhões estão mais propícios a problemas com amortecedores. 

Assim, é necessário realizar revisões preventivas e periódicas em todo o conjunto da suspensão, assim como na direção, freios, motor e transmissão. 

Essa atitude evita quebras e paradas inesperadas, auxilia no controle de consumo de combustível, além de garantir mais segurança no trânsito de acordo com Leandro Leite. 

Segurança em primeiro lugar

Problemas nos amortecedores significam risco à segurança dos caminhões, já que interferem na frenagem, ao transferir carga excessiva para o eixo dianteiro e reduzindo o atrito dos pneus com o solo nos traseiros. 

Para evitar esse e outras problemas decorrentes de um amortecedor em mau estado, é preciso estar atento aos sinais indicativos de desgaste como: 

  • Vazamentos

  • Desgaste das buchas de fixação

  • Balanço excessivo do veículo ao trafegar por pistas irregulares

  • Estabilidade comprometida em curvas

  • Ruídos e espaço maior de frenagem

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar