Esse carro tem uma abertura de porta como você nunca viu antes
Conheça aqui mais sobre o carro Kaiser Darrin, um modelo clássico repleto de história e inovações!
Duvido você conhecer o nome do Kaiser Darrin. Esse modelo super limitado teve vida breve, mas conseguiu mostrar para o mundo algumas novidades e atrações interessantes.
Mesmo sem sucesso comercial, ele cravou seu nome na história, que vamos conhecer um pouco mais agora.
Kaiser Darrin: Um clássico futurista e inovador
Um nome que nem todo mundo conhece, o Kaiser Darrin é um carro clássico fascinante, apesar de ter sido esquecido dos holofotes por muito tempo.
Produzido entre 1954 e 1955 pela Kaiser, marca estadunidense, o modelo se destacou especialmente pela forma que abria para se entrar. Isto porque, nele, as portas deslizam para dentro da carroceria, em direção aos para-lamas, uma visão diferente, inédita para a época, e com caráter futurista.
Mesmo sendo um modelo raro, os colecionadores e leilões ainda o procuram, de olho nesta, e outras características únicas.
Mas há muito mais a se explorar além dessa curiosidade. A história do Kaiser Darrin, embora breve, é repleta de marcos históricos na indústria automobilística.
Desenvolvimento do Kaiser Darrin
-
O Kaiser Darrin foi pioneiro em diversos aspectos. Além das portas, ele foi o primeiro carro de produção com carroceria inteiramente em fibra de vidro – chegou antes mesmo do Chevrolet Corvette, com dois meses de diferença.
-
A fibra de vidro foi escolhida como material devido ao seu menor custo em comparação com o ferro ou alumínio.
-
Seu design foi concebido por Howard “Dutch” Darrin, de onde obteve seu nome. O desenvolvimento desse carro foi tão sigiloso que até mesmo os donos da empresa foram mantidos no escuro durante boa parte do processo. Embora a ideia inicialmente tenha sido recebida com ceticismo, eventualmente foi aprovada.
-
Ao longo de sua produção, entre 1954 a 1955, foram fabricados apenas 435 exemplares do Kaiser Darrin, além de seis protótipos. Ele compartilhou a plataforma com o modelo Henry J., da mesma marca, tendo a mesma distância entre eixos.
Veja também: “Dia Nacional do Fusca: conheça modelos customizados que deixaram o carro ainda mais especial“
Porque flopou?
-
Apesar de suas inovações, o Kaiser Darrin não teve sucesso. Apresentado no Motorama de Los Angeles em 1952, enfrentou diversos problemas que comprometeram sua popularidade, especialmente, atrasos na produção e um desempenho aquém do esperado.
-
Em um mercado onde a performance era crucial, o Kaiser Darrin não conseguiu competir com seus concorrentes britânicos mais poderosos. Muito disso se deu por conta da plataforma utilizada, que não era adequada para um carro esportivo.
-
O Kaiser Darrin era equipado com motores de seis cilindros em linha F-Head, originários da Willys, de 2,6 litros de cilindrada e 91 cavalos de potência. O câmbio manual de três velocidades com overdrive complementava sua mecânica.
Quais são os carros da Kaiser?
-
A marca Kaiser, original de Indianápolis, EUA, produziu os modelos Darrin, Henry J., Frazer, Kaiser, Willys, Jeep, Allstate.
O Kaiser Darrin mostra que, para um carro fazer história, não é preciso grande sucesso comercial e muitas vendas. Basta uma ideia interessante, executada por pessoas que conhecem, e pode-se entregar produtos verdadeiramente inesquecíveis.
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.