Essas são as principais reclamações de motoristas e passageiros
Seu comportamento no trânsito pode incomodar diariamente milhões de motoristas e passageiros do país. Veja quais atitudes que mais irritam.
O que mais te incomoda quando está no trânsito? Essa pergunta certamente serve como uma boa ferramenta para saber quais comportamentos são os mais inconvenientes no tráfego segundo motoristas e passageiros. Veja os resultados dessa pesquisa.
Milhões de motoristas e passageiros resultam ”milhões” de reclamações
Segundo o Ministério da Infraestrutura atualmente o Brasil possui uma frota de veículos com mais de 115 milhões de veículos, entre automóveis, caminhões, ônibus, motos, utilitários e etc.
Somente os automóveis, donos da maior quantidade de veículos disponíveis, possuem 60.613.155 com cadastro ativo nos órgãos de trânsito nacionais.
Desta maneira, não são raros os relatos de insatisfações com o comportamento dos milhões de motoristas espalhados pelo país inteiro.
Nesse sentido, a empresa de sistema de navegação automotiva TomTom divulgou estudo no qual elenca os principais motivos de aborrecimento por parte de motoristas e passageiros ao se deslocar pelas vias do país.
De acordo com a empresa holandesa com filial no Brasil, 3/4 dos brasileiros não estão satisfeitos com o que vêem cotidianamente em seus deslocamentos com veículos.
A pesquisa foi realizada de modo digital por meio de enquete e reuniu 2.000 motoristas brasileiros maiores de 18 anos.
60,3% dos entrevistados foram mulheres, enquanto 39,7% foram homens.
Principais reclamações no trânsito
O estudo digital da TomTom trouxe como resultado imediato o descontentamento de 75% dos motoristas que pegam estrada no Brasil, cotidiana ou esporadicamente.
Dessa maneira, os principais motivos para o desagrado dos brasileiros que frequentam as vias públicas país afora são:
- Uso do celular (79%);
- Não usar seta (74%);
- Passar no farol/semáforo fechado (61%);
- Jogar lixo pela janela (59%);
- Ignorar o limite de velocidade (52%);
Como nem só de motoristas vive o trânsito, a pesquisa também levou em conta o comportamento e principalmente a relação entre passageiro e motorista, assim como o que mais desestabiliza esse relacionamento.
Nesse sentido, os fatores que mais incomodam os motores na relação com os passageiros são:
- Comentários sobre o modo de condução (58%);
- Interferência sobre o caminho a seguir (50%);
- Inquietação de crianças no banco de trás (41%);
- Comentários sobre condição do carro (35%);
- Discussão sobre escolha de música durante a viagem (26%);
De modo geral, a pesquisa relatou que as mulheres se sentem mais afetadas pelos comportamentos alheios no trânsito do que os homens.
Enquanto a frustração delas representa 79,2%, os homens que se sentem incomodados com a relação nos trajetos em veículos são 68,5%.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.