Essa VW Kombi elétrica viveu o futuro em 1979
Há anos existe o rumor de uma VW Kombi elétrica. Porém, até o momento nenhuma van moderna foi de fato desenvolvida. Mas ela já existiu...
Há anos existe o rumor de uma VW Kombi elétrica. Porém, até o momento nenhuma van moderna foi de fato desenvolvida. Acontece que a Volkswagen já fez uma Kombi movida a eletricidade. E isso foi em 1979, há mais de 40 anos.
VW Kombi elétrica
Porém, nada disso foi feito no Brasil. A versão elétrica da van foi desenvolvida nos Estados Unidos e revelada nesta terça-feira durante o evento Concours d’Elegance de Amelia Island, realizado no país americano. Chamado de Elektrotransporter, o veículo movido a eletricidade usa como base a segunda geração da Kombi, que é semelhante ao modelo brasileiro que saiu de linha no fim de 2013.
A Kombi elétrica americana, no entanto, foi desenvolvida nos anos 1970 juntamente com alguns protótipos do Golf. Nessa época o mundo enfrentava uma crise no petróleo e surgiam tentativas de combustíveis alternativos no planeta. Um exemplo é o etanol brasileiro, que também foi lançado em 1979.
No entanto, a Volkswagen tentou apostar na eletricidade nos EUA. E visualmente a Kombi elétrica é praticamente idêntica aos demais modelos. Mas na traseira, em vez de utilizar o motor boxer, ela teve um motor elétrico de 23 cv instalado dentro da transmissão manual de quatro marchas do modelo a combustão. Dessa forma, mesmo sendo elétrica, a van seguiu tendo o câmbio manual.
Com cerca de 120 unidades fabricadas, essa é uma das poucas que sobreviveram e se mantém inteira. E enquanto não surge uma Kombi moderna movida a eletricidade, o jeito é apreciar essa versão raiz da van que marcou a história da indústria automotiva brasileira.
Um elétrico ainda mais antigo
Se um carro elétrico feito há 42 anos surpreende, imagine um construído há mais de um século. Pois ele existe e foi o primeiro carro da história a superar os 100 km/h. O La Jamais Contente foi feito em 1899 e já teve sua história contada pelo Garagem360. A reportagem completa pode ser acessada aqui.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.