Essa VW Kombi elétrica viveu o futuro em 1979

Há anos existe o rumor de uma VW Kombi elétrica. Porém, até o momento nenhuma van moderna foi de fato desenvolvida. Mas ela já existiu...

Há anos existe o rumor de uma VW Kombi elétrica. Porém, até o momento nenhuma van moderna foi de fato desenvolvida. Acontece que a Volkswagen já fez uma Kombi movida a eletricidade. E isso foi em 1979, há mais de 40 anos.

VW Kombi elétrica

Porém, nada disso foi feito no Brasil. A versão elétrica da van foi desenvolvida nos Estados Unidos e revelada nesta terça-feira durante o evento Concours d’Elegance de Amelia Island, realizado no país americano. Chamado de Elektrotransporter, o veículo movido a eletricidade usa como base a segunda geração da Kombi, que é semelhante ao modelo brasileiro que saiu de linha no fim de 2013.

A Kombi elétrica americana, no entanto, foi desenvolvida nos anos 1970 juntamente com alguns protótipos do Golf. Nessa época o mundo enfrentava uma crise no petróleo e surgiam tentativas de combustíveis alternativos no planeta. Um exemplo é o etanol brasileiro, que também foi lançado em 1979.

No entanto, a Volkswagen tentou apostar na eletricidade nos EUA. E visualmente a Kombi elétrica é praticamente idêntica aos demais modelos. Mas na traseira, em vez de utilizar o motor boxer, ela teve um motor elétrico de 23 cv instalado dentro da transmissão manual de quatro marchas do modelo a combustão. Dessa forma, mesmo sendo elétrica, a van seguiu tendo o câmbio manual.

Com cerca de 120 unidades fabricadas, essa é uma das poucas que sobreviveram e se mantém inteira. E enquanto não surge uma Kombi moderna movida a eletricidade, o jeito é apreciar essa versão raiz da van que marcou a história da indústria automotiva brasileira.

Um elétrico ainda mais antigo

Se um carro elétrico feito há 42 anos surpreende, imagine um construído há mais de um século. Pois ele existe e foi o primeiro carro da história a superar os 100 km/h. O La Jamais Contente foi feito em 1899 e já teve sua história contada pelo Garagem360. A reportagem completa pode ser acessada aqui.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA