Essa vantagem dos carros elétricos você não conhecia… até agora

Todo mundo sabe que os carros elétricos estão cada vez mais em alta nos mercados do mundo inteiro. Os veículos do tipo são responsáveis por carregar consigo alguns diferenciais, como é o caso da autonomia proposta pelas baterias, que, quando comparadas ao consumo de combustível, apresentam uma boa economia.

No entanto, o que muitos ainda não sabem é que as baterias dos carros elétricos podem ter outras funções extremamente interessantes e úteis. Que tal saber mais sobre isso e entender como a tecnologia atua nesses veículos no cenário atual? Confira!

 

Foto: Freepik

Carros elétricos podem fazer processo inverso de carga de energia

Quem tem um carro elétrico na garagem pode ficar chocado com a notícia de que os automóveis podem realizar o processo inverso de carga. O que isso quer dizer? Bem, alguns modelos já são capazes de fornecer o carregamento para as casas, o que mantém as residências totalmente energizadas.

Essa tecnologia funciona através do carregamento bidirecional, que possibilita que o próprio carregador do automóvel possa realizar o processo contrário para direcionar a energia para as residências. 

Essa tecnologia é chamada de Vehicle To Home, e representa um marco para o cenário atual em que os carros eletrificados estão com tanta popularidade entre os consumidores. É possível que alguns automóveis sejam capazes de manter uma casa eletrificada por até 2 dias.

Entenda melhor como funciona a Vehicle To Home

Bem, assim como mencionado, a tecnologia faz com que o carregador do veículo elétrico realize o processo inverso, entretanto, é claro que existem algumas condições para que o carregamento bidirecional seja possível.

No caso da Volkswagen, por exemplo, que informou recentemente quanto à possibilidade nos automóveis da marca, o carregamento bidirecional só é possível caso existam equipamentos específicos que forneçam a ‘força’ necessária.

Atualmente, esse tipo de carregamento só está disponível para residências com estações de energia doméstica S10 E Compact, da HangerEnergy GmbH. Contudo, a estimativa é que, muito em breve, novos dispositivos domésticos se tornem compatíveis.

 

Foto: Freepik

VW dá mais detalhes sobre a novidade

De acordo com a VW, tudo isso acontece quando o sistema, desde que integrado a uma central elétrica doméstica, possibilita que os proprietários da residência utilizem as energias que estão armazanadas através do ID para a trazer energia para o local.

Trata-se de uma excelente alternativa para dias nublados, com pouco sol e/ou quando as fontes renováveis, de um modo geral, estiverem passando por alguma escassez ou ineficiência. Assim, também é possível que o carro seja recarregado pelo total excedente da energia solar captada.

A montadora deixou claro que os carros, mesmo que efetuando o processo de carregamento bidirecional, não poderão ficar com menos de 20% de energia. Essa reserva acontecerá de forma automática para possíveis emergências para que os carros elétricos continuem funcionando.

Volkswagen não é a única no mercado a oferecer isso

Segundo as informações dispostas pela própria VW, a atualização será habilitada automaticamente para os carros já vendidos. Ela vem junto com a atualização para o software 3.5, mas não para todos os automóveis.

De uma forma mais clara, somente os modelos ID podem ser contemplados com a novidade, mas também é preciso que eles estejam equipados com a bateria 77 kWh, que é a de maior capacidade disponível no momento atual.

Ademais, a BYD, montadora chinesa, também tem um automóvel que conta com esse tipo de tecnologia, o Dolphin. Atualmente, o Dolphin é o mais vendido da fabricante, e ele também é totalmente capaz de gerar energia externa para outros equipamentos.

Aproveite e confira: TUDO o que você deve fazer ANTES de viajar de carro

 

Foto: divulgação / BYD

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar