O tema eletrificação chegou pra ficar no meio automotivo e passou a ser plano de cada vez mais pessoas no país. Desta maneira, quem procura ingressar nesse universo pode começar com esse tipo de carro.
Começar com um carro híbrido seminovo pode ser a melhor escolha
Quem tem interesse em comprar um carro elétrico ou híbrido, provavelmente precisou de um tempo para esclarecer algumas dúvidas a respeito deste tipo de veículo.
A implementação de elétricos e híbridos no Brasil ainda é recente e exige cautela para a escolha por este tipo de carro.
VEJA TAMBÉM
É justamente neste sentido, que a decisão por um modelo híbrido pode ser a atitude correta para quem já escolheu um estilo de vida mais harmonioso com o meio ambiente, além da eficiência que os modelos eletrificados trazem.
Além disso, a entrada no mercado dos eletrificados com um modelo híbrido pode ser um teste para uma futura aquisição elétrica, por exemplo.
No entanto, os cuidados antes de comprar um veículo híbrido seguem os padrões já conhecidos de examinar bem o carro.
Mercado de elétricos e híbridos seminovos no Brasil
Os preços para adquirir veículos híbridos seminovos são mais em conta que os 100% elétricos e 0km.
Para comprar um veículo elétrico ou híbrido novo no Brasil, o consumidor precisa desembolsar no mínimo R$ 150 mil, um valor ainda considerado alto por muita gente.
Neste contexto, os veículos híbridos seminovos aparecem como uma opção bastante atraente, já que partem, em média, de R$ 80 mil.
Vantagens do híbrido
Além da descarbonização do meio ambiente como principal atrativo do veículo híbrido, outra vantagem costuma ser a eficiência desses modelos.
Pouca gente sabe, mas em grandes cidades com rodízio de carros como em São Paulo, os veículos híbridos são liberados para rodarem, já que não atendem as desautorizações da legislação.
Em outras palavras, a estratégia do rodízio municipal foi criada para diminuir a poluição causada pelo excesso de veículos e a consequente emissão de carbono dos mesmos.
Por não ser a combustão, o veículo híbrido está liberado para transitar mesmo em dias de retenção dos números finais da placa, como acontece com os modelos de automóveis tradicionais.
Outra vantagem para híbridos em vários estados do país se dá através do desconto ou até mesmo isenção de tarifas como o IPVA, por exemplo.