Essa é uma das maiores decepções tecnológicas de 2024 no setor automotivo

Saiba qual foi a pior tecnologia do setor automotivo e confira como ela é analisada pelo mercado. Veja também as projeções para os próximos meses

O Garagem360 teve acesso a um levantamento realizado pelo TEC Institute em parceria com a MIT Technology Review Brasil que revelou qual foi a maior decepção tecnológica de 2024 no setor automotivo. Logo abaixo, explicamos todos os detalhes. Acompanhe!

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Saiba qual foi a maior decepção tecnológica no setor automotivo

Foto: Divulgação/Waymo

Foto: Divulgação/Waymo

De acordo com a análise, os veículos autônomos deixaram (e muito) a desejar em 2024, sobretudo quando analisamos a performance da Tesla e Waymo, que enfretaram diversos problemas na implementação de carros com essa característica. 

Entre os principais problemas, destacam-se os incidentes de segurança e questões regulatórias que atrasaram a implementação da tecnologia em massa. 

Leia também:

Entenda como uma tecnologia é considerada uma decepção

(Foto: imagem ilustrativa)
Caption

 

De acordo com André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil, foram levados em consideração dois eixos:

  • Tamanho da adoção na sociedade;

  • Impacto da tecnologia, que foi classificada de acordo com uma escala likert (de 1 a 5), na população e no mercado.

“Toda tecnologia tem uma expectativa do tamanho esperado da adoção. Ela varia do Apple Vision Pro para o carro autônomo, porque os propósitos são completamente diferentes, porém, conseguimos usar essa metodologia, de forma personalizada, para ambas as inovações identificando os maiores gaps”, explica.

O executivo completa: 

“Quando ambos os indicadores apresentam valores abaixo do esperado, a tecnologia se torna uma forte candidata a ser considerada uma decepção.

Por exemplo, em casos como os veículos autônomos, o mercado aguardava uma adoção rápida e significativa, mas isso não aconteceu. É essa análise que define as grandes decepções tecnológicas e permite criar rankings, destacando as mais promissoras (10 breakthrough technologies) e os maiores desvios entre expectativa e realidade.”

Projeção é de mudanças positivas para os próximos anos

O CEO da MIT Technology Review Brasil acredita que o jogo pode virar em relação aos carros autonômos, especialmente com o retorno do presidente norte-americano

“Com o Trump assumindo a Casa Branca, ele deve criar mecanismos que favoreçam esses movimentos tecnológicos e mudem o cenário. Mas, é importante destacar que essa maturidade de sair e gastar livremente está mais longe de acontecer”.

E você, como avalia o desempenho dos carros autônomos? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Elon Musk coloca medo na Uber ao lançar táxis autônomos em 2025: veja como vai funcionar

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA