Essa é a marca que lidera entre os carros “baratinhos”

A Volkswagen é a marca que lidera o ranking de carros usados mais comercializados no país com o Gol. É o que mostra um levantamento da Webmotors Autoinsights, braço de pesquisa do portal de negócios e soluções automotivas.

A Volkswagen é a marca que lidera, com o VW Gol - foto: Divulgação
A Volkswagen é a marca que lidera, com o VW Gol – foto: Divulgação

VW é a marca que lidera ranking de seminovos

O estudo, feito a partir da base de dados do ecossistema da Webmotors, levou em consideração os carros usados anunciados no valor de até R$ 50 mil mais buscados pelos usuários da plataforma no terceiro trimestre de 2023.  

O Gol, da Volkswagen, aparece em primeiro entre os seminovos, seguido de dois modelos da Fiat, o Palio, na segunda colocação; e Uno, na terceira. 

VEJA TAMBÉM

O Ford Fiesta aparece na quarta posição, à frente do Honda Civic (5º), de acordo com dados do Webmotors Autoinsights.

Ranking dos carros usados anunciados por até R$ 50 mil mais buscados no terceiro trimestre no Brasil:

  1. Volkswagen Gol 
  2. Fiat Palio
  3. Fiat Uno
  4. Ford Fiesta
  5. Honda Civic
  6. Chevrolet Celta
  7. Volkswagen Fox
  8. Honda Fit
  9. Ford Ka
  10. Renault Sandero

Ainda vale a pena comprar um dos carros da lista

Todos os carros, com exceção do Honda Civic, saíram de linha. Mas vale a pena adquirir um desses modelos? A resposta vai ser sim para algumas situações.

Isso porque há vários aspectos a serem considerados antes de tomar uma decisão final.

Uma das principais vantagens desses carros é a reputação que conseguiram ao longo dos anos de mercado. O Gol foi o carro mais vendido por anos, Fiat Palio e Uno são considerados tanques de guerra por conta de sua arquitetura, assim como o GM Celta.

Em segundo o lugar, o Palio - Foto: Divulgação
Em segundo o lugar, o Palio – Foto: Divulgação

Além disso, são carros populares, cujas peças ainda estão disponíveis, sejam novas ou usadas e em qualquer mecânica é possível encontrar um profissional com experiência nesses veículos.

Outra vantagem diz respeito ao preço. Embora tenha havido um boom de preços nos últimos anos devido a pandemia, esses modelos estão com seus valores estabilizados, com uma depreciação baixa, assim é possível vendê-lo sem perder muito dinheiro nos próximos anos.

Por fim, temos a exclusividade. Ao optar por um modelo um pouco mais antigo, você pode se destacar nas ruas. Para os apaixonados por uma marca ou modelo, isso pode ser um fator decisivo na hora da compra.

No entanto, existem algumas desvantagens a considerar. A questão das peças acaba sendo uma faca de dois gumes.

Se alguns modelos são mais fáceis, para outros com o passar do tempo fica mais difícil encontrar um componente ou outro, o que pode resultar em custos adicionais e tempo de busca.

Ademais, é importante lembrar que a tecnologia automotiva está em constante evolução e um veículo descontinuado pode não apresentar os recursos mais recentes de segurança ou eficiência.

No fim das contas, a decisão de comprar um carro que já saiu de linha depende das preferências pessoais, necessidades e possibilidade de aquisição. 

Todo mundo quer um carro novo, mas se o dinheiro só dá para um mais antigo, que seja uma escolha consciente.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar