Espírito Santo é 1º Estado a divulgar calendário do IPVA 2023; veja datas

O Governo do Estado do Espírito Santo se antecipou a todas as demais unidades da Federação e divulgou o calendário do IPVA de 2023.

O Governo do Estado do Espírito Santo se antecipou a todas as demais unidades da Federação e divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023. As datas de vencimento do tributo foram publicadas na edição do Diário Oficial do Estado (DIO-ES) da última sexta-feira (28).

De acordo com a publicação, o calendário do IPVA 2023 começa no dia 8 de maio para os proprietários de veículos com placa final 1. O imposto pode ser pago em cota única com desconto de 15%.

Confira o calendário do IPVA 2023 no Espírito Santo 

Espírito Santo divulga o calendário do IPVA 2023 (Imagem Ilustrativa)

Caso o proprietário prefira, ele poderá pagar o imposto de forma parcelada, em até seis vezes, entre os meses de maio e outubro, sempre respeitando o prazo de vencimento de cada parcela, que varia de acordo com o final da placa do automóvel.

No Estado, o IPVA 2023 poderá ser quitado de duas formas. A primeira delas é em uma única parcela, com início no mês de maio de acordo com o final da placa do carro – opção que beneficia o proprietário com o desconto de 15% sobre o valor total do tributo.

Caso o dono do veículo prefira, ele poderá pagar o imposto de forma parcelada, em até seis vezes, entre os meses de maio e outubro, sempre respeitando o prazo de vencimento de cada parcela, que também varia conforme o final da placa do automóvel.

Calendário do IPVA 2023 no ES

(Fonte: Sefaz-ES)

A Secretaria Estadual da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES) informa que para o próximo ano não haverá alterações no valor da alíquota do imposto. O IPVA 2023 permanece sendo de 2% para automóveis de passeio e utilitários e de 1% para motocicletas.

Os valores do IPVA 2023 ainda não foram divulgados. No entanto, permanece sendo considerado o valor médio de mercado do veículo, que leva em conta o ano de fabricação, o modelo e a versão.

No Estado, carros com mais de 15 anos de fabricação recebem a isenção automática do tributo. De acordo com a Sefaz-ES, a partir de ano que vem, cerca de 85 mil veículos passam a receber o benefício. Eles se juntarão a outros 810 mil já beneficiados nos anos anteriores.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile