Especialistas dizerm que Tesla está em colpaso, e pode ser que empresa de Musk não se recupere
Entenda como está a performance da Tesla no mercado automotivo
O primeiro trimestre de 2025 não foi positivo para a Tesla. A empresa de Elon Musk precisou lidar com uma baixa de 13% em comparação com o mesmo período de 2024. Para se ter uma ideia, trata-se do menor nível de vendas dos últimos três anos.
Entenda como está o desempenho da Tesla no mercado
A Tesla entregou aproximadamente 337 mil unidades nos primeiros três meses do ano. Além do baixo número de vendas, a companhia acompanhou o recuo das ações no início do pregão da última quarta-feira (02/04).
Saiba quais são os desafios enfrentados pela Testa
A fabricante de veículos elétricos precisa lidar com diversos problemas. Entre eles, a competição com a BYD que está cada dia mais acirrada.
De acordo com o portal Car Industry Analysis, apesar da liderança no mercado mundial, a Tesla vendeu 1.789,226 unidades, enquanto a BYD emplacou 1.764,992 exemplares. Isso representa uma diferença de 24 mil veículos.
O mais impressionante dessa disputa é que, em 2023, a diferença entre as duas companhias era de 232 mil carros. E, enquanto a empresa de Elon Musk enfrenta crises diárias, a BYD cresce a sua reputação em todos os mercados em que atua. Além disso, planeja até vender os seus produtos na Argentina.
Leia também:
O que explica a queda da Tesla?
Segundo a Tesla, as vendas da companhia foram afetadas devido à mudança para uma nova versão de seu veículo mais popular. Em contrapartida, especialistas destacam que as decisões políticas de Musk têm afetado (e muito) o desempenho da empresa. Ele é apoiador do presidente Donald Trump.
O que disseram os especialistas sobre a crise na Tesla?
“Essas quedas parecem ser, em parte, motivados pelo fato de Musk gastar seu tempo em atividades políticas, algumas das quais parecem estar em conflito com a marca e os interesses comerciais da Tesla”, destaca Randi Weingarten, presidente da Federação Americana de Professores, que é considerada um dos sindicatos trabalhistas mais importante dos Estados Unidos.
Já o analista Dan Ives, da empresa de serviços financeiros Wedbush, disse que:
“Não vamos olhar para esses números com falso otimismo… Eles representam um desastre”Quanto maior o envolvimento político [de Musk] com a Doge, mais a marca sofre. Não há discussão sobre isso”, destacou ele
Por fim, o atual controlador da cidade, Brad Lander, disse que:
“Elon Musk anda tão distraído que está levando a Tesla para um precipício financeiro”.
O que disse a Tesla?
Em documento protocolado na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a Tesla informou que:
“Os números divulgados representam apenas duas medidas do desempenho da empresa e não devem ser considerados como um indicador de resultados financeiros trimestrais”.
Na última terça-feira (1/04), Tesla perdeu mais de US$ 300 milhões (R$1,6 bi) em três meses. Esse rombo ocorreu devido a queda do preço das ações da companhia.
E você, como avalia o desempenho da Tesla nos últimos meses? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Novo VW Taos 2025 terá cambio de 8 marchas e promete “volta ao passado”