Especialista revela a principal causa da queima da junta do cabeçote e ensina como evitar
Não precisa ser muito entendedor para saber que o motor é um dos principais componentes de um carro. Dessa forma, a queima da junta do cabeçote pode fazer qualquer motorista ficar maluco. Veja como evitar isso!
Importância da junta do cabeçote
A junta do cabeçote é projetada para vedar a conexão entre o bloco e o cabeçote do motor.
Desse modo, a peça é essencial para o funcionamento e vida-útil dos veículos, evitando que fluidos, como óleo lubrificante e líquido de arrefecimento se misturem.
Ao mesmo tempo, o componente mantém a compressão da mistura ar/combustível dentro das câmaras de combustão, garantindo a performance e eficiência dos componentes mecânicos.
Em outras palavras, não parece ser boa ideia correr o risco de queimar a junta do cabeçote, que além de tudo, pode fazer o proprietário gastar uma grana e tanto.
Como evitar queima do item
A queima da junta do cabeçote pode ser reparada antes de provocar grandes prejuízos, como explica o coordenador técnico da TAKAO, marca de componentes para motor, Marlon Silva:
“A queima da junta do cabeçote ocorre pelo contínuo funcionamento do motor em temperaturas extremas, o que afeta as condições físicas da composição da peça, que se desgastam prematuramente, reduzindo sua eficácia, até queimá-la. Mas esse não é um processo imediato. Ela acontece gradativamente e pode ser identificada por uma série de sinais”, afirma o coordenador técnico.
Sinais da queima da junta do cabeçote
Como declara o especialista Marlon Silva, alguns indicativos dão conta de que a junta do cabeçote pode estar comprometida, como:
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Perda de potência do motor
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Alto consumo de óleo e combustível
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Fumaça no sistema de exaustão (fumaça branca pelo escape)
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Vazamentos
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Contaminação de fluidos
Como identificar queima da peça
Para identificar a queima da junta do cabeçote é preciso realizar alguns procedimentos, como teste de pressão do líquido arrefecedor para determinar se há vazamentos externos.
Com o reservatório de expansão completo, deixa-se o motor do veículo em funcionamento por um período.
À noite, o veículo é desligado e pela manhã, é feita uma inspeção no motor e abaixo do carro, procurando por manchas e poças de fluído vazado após o resfriamento do conjunto motriz.
Outra maneira de avaliar o comprometimento da junta do cabeçote é com a utilização de um boroscópio, equipamento com uma microcâmera para verificar se há algum sinal de fluido na câmara de admissão.