Especialista ensina como economizar combustível da moto

Confira 6 dicas essenciais para economizar combustível na moto e aumentar a eficiência sem comprometer o desempenho.

Com o valor do etanol e da gasolina nas alturas, muita gente se pergunta como economizar combustível da moto, mas claro, sem prejudicar seu funcionamento.

É pensando nisso que a Mobil traz 6 dicas para reduzir o consumo de combustível das motos, e além disso, evitar diversos outros tipos de perrengues.

Que tal conferir quais são? Acompanhe o Garagem360!

 

Como economizar combustível da moto da melhor maneira possível?

Bem, sem muitas delongas, de acordo com Cesário Neto, coordenador de Capacitação e Suporte Técnico dos lubrificantes Mobil, uma boa manutenção preventiva pode ser a chave para reduzir esses custos e otimizar o desempenho da motocicleta.

E para isso, é preciso prestar atenção nos seguintes pontos:

1. Fique de olho no lubrificante

Usar o lubrificante correto e realizar a troca no intervalo recomendado ajuda a reduzir o atrito do motor e melhora a eficiência geral do veículo.

Além disso, seguir as recomendações do fabricante é fundamental para garantir que o óleo escolhido proteja o motor de maneira eficaz e contribua para o consumo mais econômico de combustível.

2. Mantenha os pneus calibrados

Manter os pneus calibrados corretamente tem impacto direto no consumo de combustível. Isso porque os pneus na pressão certa reduzem o esforço do motor, contribuindo para uma maior economia.

Isso é ainda mais importante em trajetos urbanos e em percursos com alta demanda de paradas frequentes.

Confira também: DROP lança scooters elétricas que não precisam de habilitação

3. Evite “vícios”

Alguns vícios comuns podem aumentar o consumo de combustível sem necessidade. Por exemplo, manter a moto em ponto morto durante as descidas, acelerar quando o veículo está parado, e “esquentar” o motor antes de colocá-lo em movimento são práticas que desperdiçam combustível e desgastam o motor.

4. Cuide da corrente da moto

A corrente da moto deve ser lubrificada regularmente para evitar desgaste excessivo e garantir que o motor funcione de forma mais eficiente.

Da mesma forma, utilizar uma graxa de alta performance reduz o atrito e mantém o conjunto mecânico funcionando corretamente, economizando combustível no processo.

5. Evite abastecer até o limite do tanque

Abastecer o tanque até a boca pode causar desperdício de combustível, pois pode ocorrer evaporação ou vazamentos. Para evitar perdas desnecessárias, prefira abastecer até o nível recomendado pelo fabricante.

Foto: divulgação

Se informe melhor: Como escolher o tipo de capacete certo para cada pessoa?

6. Reduza o uso de acessórios eletrônicos

Acessórios como faróis auxiliares e carregadores de celular consomem energia da bateria, o que pode resultar em um aumento no consumo de combustível. 

Dessa forma, o uso de equipamentos essenciais, como os faróis principais e o sistema de ignição, é o mais indicado para evitar sobrecarregar o sistema elétrico da moto.

Por fim, ao seguir essas dicas, é possível aumentar a eficiência do motor e reduzir os custos com combustível, garantindo mais economia e longevidade para sua moto.

Aproveite para conferir: Carnaval em duas rodas: veja uma ótima opção de roteiro para os dias de folia

↓E aí, gostou? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques