Especialista afirma que veículo 0km necessita de alinhamento imediato; entenda

Ao retirar um veículo 0km, esperamos que seja entregue pronto, mas isso nem sempre acontece. É comum que precise de alinhamento imediato.

 É cada vez mais comum observar veículos sendo entregues com rodas pedindo alinhamento imediato, para a proteção dos pneus. Isso acontece até mesmo com os carros 0 km; entenda.

Entenda por que o veículo 0km pede que se faça um alinhamento imediato

Veículo 0km também necessita de alinhamento das rodas (Foto: Sutterstock)

Quando retiramos um veículo 0km da concessionária, seja ele um carro, uma van ou um caminhão, esperamos que ele seja entregue em perfeitas condições e pronto para uso, bastando apenas encher o tanque. Infelizmente, isso nem sempre acontece.

É claro que as concessionárias possuem um procedimento definido pelas montadoras, um check-list a ser acompanhado.

Mas, nem todas seguem o procedimento à risca e nem todas as montadoras pedem para que os veículos tenham o alinhamento verificado durante essa inspeção.

Por essa razão, não é raro ver um veículo 0km apresentando desgastes irregulares nos pneus por conta de desalinhamentos.

E das rodas também não é comum um proprietário de um carro zero pensar em alinhar o veículo assim que o retira da concessionária, deixando esse procedimento para ser realizado apenas na primeira revisão programada – o que ocorre somente por volta dos 10.000 km. 

Porém, esse intervalo de tempo pode ser o suficiente para causar um desgaste irregular permanente nos pneus.

“Corrigir o alinhamento significa equilibrar todas as forças que atuam no veículo, tais como gravidade e força centrífuga, entre outras. O desequilíbrio gera um desgaste adicional no pneu, encurtando a sua vida útil, além de comprometer a segurança”, destaca Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

Frotistas habituados com essa realidade normalmente já solicitam que seja verificado o alinhamento dos caminhões antes de colocá-los em serviço.

No entanto, isso é mais comum no caso de cavalos mecânicos e reboques, e não nos carros de passeio.

Verifique a pressão dos pneus ao retirar o veículo 0km da concessionária

Verifique a pressão dos pneus ao retirar o carro da concessionária e, se necessário, calibre com a pressão correta (Foto: Unsplash)

Outro ponto importante é verificar a pressão dos pneus do veículo 0km. Algumas montadoras usam uma pressão mais alta nos pneus para armazenagem e transporte – e que deveria ser ajustada antes da entrega do veículo novo.

Pressões mais altas do que a recomendada também podem causar desgastes irregulares nos pneus e tornar o veículo menos confortável e mais instável de dirigir.

Alguns modelos de pneus contam com o Indicador Visual de Alinhamento (VAI), que auxilia na identificação precoce de desgastes irregulares.

Pequenas lamelas, localizadas uma em frente à outra em diferentes pontos de cada um dos ombros do pneu, revelam qualquer diferença de desgaste, alertando para o alinhamento incorreto. 

Se, após os primeiros mil quilômetros, o motorista verificar essas lamelas e constatar que as de um lado do pneu estão desgastadas, isso mostra que os dois lados do pneu estão expostos a um desgaste irregular e que um alinhamento das rodas é necessário.

Aproveite e confira: Faça você mesmo o check-up completo do seu carro em apenas 6 passos

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile