Especial Gol 35 anos: Relembre a história de um dos carros mais populares do Brasil

Veículo da Volkswagen teve diversas gerações e já conta com mais de 8,5 milhões de unidades produzidas

A palavra “Gol” para os brasileiros pode significar duas coisas: a emoção máxima do futebol ou o popular veículo da Volkswagen, que talvez você tenha possuído em algum momento ou certamente conhece alguém que já teve ou tem uma unidade. Em 35 anos de história, o compacto teve cinco gerações diferentes: do “bolinha” ao off-road e séries especiais que homenageavam até o Rock in Rio.

A história do Gol começou em 1976, quando foi iniciado o desenvolvimento do carro, naquela época projetado com motor refrigerado a ar, com 1.300 cm³ e 47 cv. O design tinha linhas inspiradas nas do Passat, modelo de porte médio da montadora alemã. Ele foi inicialmente oferecido nas versões S e L, ambas com duas portas.

Gol II Geração (1994)

Segunda geração do Gol chegou em 1994

Em 1981, ano em que nasce oficialmente a primeira linha do automóvel, o Gol passou a contar com motor 1.6 de 67 cv. Poucos anos depois, em 1984, a motorização com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas foram elementos adicionados ao compacto.

Em 1994, a primeira grande transformação do Gol foi realizada. Repaginado, ele ganhou visual mais moderno e foi apelidado de “Gol Bolinha”. A segunda geração contava com maior espaço interno e no porta-malas, menor nível de ruído e com mais proteção ao motorista e aos passageiros. Ainda com duas portas, o carro só ganhou mais entradas e saídas em 1998, com a versão quatro portas.

A terceira geração chegou em maio de 1999 e ajudou o Gol a superar o Fusca como o carro mais vendido no Brasil. Com novas linhas, mais esportivas, ele passou a contar com reforço estrutural, maior uso de chapas zincadas – resistentes à ferrugem – e novos tecidos e materiais de revestimento interno.

Em 2003, recebeu o motor 1.6 Total Flex, que possibilitava ao motorista optar entre etanol ou gasolina, sendo o precursor da tecnologia na indústria automotiva brasileira. Nesta época, o Gol já atingia a marca de quatro milhões de unidades produzidas.

A quarta geração chegou ao mercado no começo do segundo semestre de 2005, com design mais “clean” e arredondado. O principal destaque estava na traseira, que possui elementos circulares nas lanternas e um aerofólio, além de pára-choque integrado à carroceria que dava a impressão de que o carro era maior do que realmente era.

A Volkswagen afirma que não é exagero chamar a quinta geração de “Novo Gol”. A última grande transformação do compacto deu-se em 2008 quando o hatch passou a contar com, entre outros destaques, opcional de transmissão automatizada I-Motion. Maior, o veículo teve a arquitetura redesenhada para atender a nova demanda de consumidores que nascia.

Versões especiais

Gol Copa (1982)

Gol Copa foi lançado em 1982

Por ser o veículo mais vendido durante mais de duas décadas, o Gol tornou-se alvo de ações de marketing e de remodelagens especiais criadas para impulsionar às vendas. Versões especiais foram lançadas por causa do futebol e até do Rock in Rio, festival de música, e também para tentar agradar a todos os gostos.

A primeira foi o Gol Série Copa, de 1982, que nasceu para comemorar o resultado obtido pela seleção brasileira no mundial de futebol daquele ano, na Espanha. Na época, o time comandado por Zico dentro de campo foi eliminado antes das semifinais, mas é tido até hoje como um dos mais brilhantes da história.

Em 1995, a banda inglesa Rolling Stones serviu de inspiração para o modelo homônimo do carro. A versão rock and roll vendeu 12 mil unidades. Um ano depois, em 1996, a Volkswagen voltou a apostar no cenário esportivo e lançou o Gol Atlanta em homenagem a sede das Olimpíadas daquele ano.

Gol Rock in Rio (2011)

Primeira edição especial Rock in Rio é de 2011

A Fun e a Power, lançadas em 2001, foram produzidas especialmente buscando atender necessidades de públicos específicos. A primeira tinha como diferencial exclusivo a moldura dos faróis duplos na cor do veículo e o segundo era voltado para quem buscava mais potência debaixo do capô.

As versões Highway I e II vieram posteriormente, em 2001 e 2003, respectivamente, e tinham motor 16 válvulas. Já a primeira modificação off-road feita pela fabricante alemã deu o ar da graça em 2004 e foi batizada de Rallye.

Futebol e música voltariam a influenciar designs especiais do Gol. Em 2006, a Volkswagen criou mais um modelo produzido em homenagem a Copa do Mundo daquele ano, realizada na Alemanha – país sede da fabricante. Em 2011 o Gol Rock in Rio celebrou a volta do evento ao Brasil após dez anos – outra edição comemorativa ao festival de música chegou às revendas este ano.

Completam a extensa lista os modelos Black (com detalhes na cor preta), Tech (vendido apenas em São Paulo) e a versão especial em comemoração ao aniversário de 35 anos do popular automóvel com jeito e nome brasileiros.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA