Especial Gol 35 anos: Relembre a história de um dos carros mais populares do Brasil

Veículo da Volkswagen teve diversas gerações e já conta com mais de 8,5 milhões de unidades produzidas

A palavra “Gol” para os brasileiros pode significar duas coisas: a emoção máxima do futebol ou o popular veículo da Volkswagen, que talvez você tenha possuído em algum momento ou certamente conhece alguém que já teve ou tem uma unidade. Em 35 anos de história, o compacto teve cinco gerações diferentes: do “bolinha” ao off-road e séries especiais que homenageavam até o Rock in Rio.

A história do Gol começou em 1976, quando foi iniciado o desenvolvimento do carro, naquela época projetado com motor refrigerado a ar, com 1.300 cm³ e 47 cv. O design tinha linhas inspiradas nas do Passat, modelo de porte médio da montadora alemã. Ele foi inicialmente oferecido nas versões S e L, ambas com duas portas.

Gol II Geração (1994)
Segunda geração do Gol chegou em 1994

Em 1981, ano em que nasce oficialmente a primeira linha do automóvel, o Gol passou a contar com motor 1.6 de 67 cv. Poucos anos depois, em 1984, a motorização com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas foram elementos adicionados ao compacto.

Em 1994, a primeira grande transformação do Gol foi realizada. Repaginado, ele ganhou visual mais moderno e foi apelidado de “Gol Bolinha”. A segunda geração contava com maior espaço interno e no porta-malas, menor nível de ruído e com mais proteção ao motorista e aos passageiros. Ainda com duas portas, o carro só ganhou mais entradas e saídas em 1998, com a versão quatro portas.

A terceira geração chegou em maio de 1999 e ajudou o Gol a superar o Fusca como o carro mais vendido no Brasil. Com novas linhas, mais esportivas, ele passou a contar com reforço estrutural, maior uso de chapas zincadas – resistentes à ferrugem – e novos tecidos e materiais de revestimento interno.

Em 2003, recebeu o motor 1.6 Total Flex, que possibilitava ao motorista optar entre etanol ou gasolina, sendo o precursor da tecnologia na indústria automotiva brasileira. Nesta época, o Gol já atingia a marca de quatro milhões de unidades produzidas.

A quarta geração chegou ao mercado no começo do segundo semestre de 2005, com design mais “clean” e arredondado. O principal destaque estava na traseira, que possui elementos circulares nas lanternas e um aerofólio, além de pára-choque integrado à carroceria que dava a impressão de que o carro era maior do que realmente era.

A Volkswagen afirma que não é exagero chamar a quinta geração de “Novo Gol”. A última grande transformação do compacto deu-se em 2008 quando o hatch passou a contar com, entre outros destaques, opcional de transmissão automatizada I-Motion. Maior, o veículo teve a arquitetura redesenhada para atender a nova demanda de consumidores que nascia.

Versões especiais

Gol Copa (1982)
Gol Copa foi lançado em 1982

Por ser o veículo mais vendido durante mais de duas décadas, o Gol tornou-se alvo de ações de marketing e de remodelagens especiais criadas para impulsionar às vendas. Versões especiais foram lançadas por causa do futebol e até do Rock in Rio, festival de música, e também para tentar agradar a todos os gostos.

A primeira foi o Gol Série Copa, de 1982, que nasceu para comemorar o resultado obtido pela seleção brasileira no mundial de futebol daquele ano, na Espanha. Na época, o time comandado por Zico dentro de campo foi eliminado antes das semifinais, mas é tido até hoje como um dos mais brilhantes da história.

Em 1995, a banda inglesa Rolling Stones serviu de inspiração para o modelo homônimo do carro. A versão rock and roll vendeu 12 mil unidades. Um ano depois, em 1996, a Volkswagen voltou a apostar no cenário esportivo e lançou o Gol Atlanta em homenagem a sede das Olimpíadas daquele ano.

Gol Rock in Rio (2011)
Primeira edição especial Rock in Rio é de 2011

A Fun e a Power, lançadas em 2001, foram produzidas especialmente buscando atender necessidades de públicos específicos. A primeira tinha como diferencial exclusivo a moldura dos faróis duplos na cor do veículo e o segundo era voltado para quem buscava mais potência debaixo do capô.

As versões Highway I e II vieram posteriormente, em 2001 e 2003, respectivamente, e tinham motor 16 válvulas. Já a primeira modificação off-road feita pela fabricante alemã deu o ar da graça em 2004 e foi batizada de Rallye.

Futebol e música voltariam a influenciar designs especiais do Gol. Em 2006, a Volkswagen criou mais um modelo produzido em homenagem a Copa do Mundo daquele ano, realizada na Alemanha – país sede da fabricante. Em 2011 o Gol Rock in Rio celebrou a volta do evento ao Brasil após dez anos – outra edição comemorativa ao festival de música chegou às revendas este ano.

Completam a extensa lista os modelos Black (com detalhes na cor preta), Tech (vendido apenas em São Paulo) e a versão especial em comemoração ao aniversário de 35 anos do popular automóvel com jeito e nome brasileiros.

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar