Renault Espace chega em abril ao mercado europeu
Minivan se destaca pelo conforto, mas tem configuração “esportiva” com motor de 200 cv
A Renault apresentou a nova versão da minivan Espace. O carro terá quatro versões diferentes com três opções de motor. Com conforto de sobra e a presença de aparatos tecnológicos modernos, ele deverá chegar ao mercado europeu em abril com edições de cinco ou sete assentos. Ainda não há previsão de comercialização fora do velho continente.
As três opções de motor oferecem a possibilidade de escolha ao consumidor. Se quiser mais potência, poderá optar pela configuração com genes esportivos, tais como injeção direta e motor turbo que alcança 200 cv a 2.500 rpm com tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. Abastecido unicamente com gasolina, o consumo é econômico, 16,1 km/l.
Já a versão para quem não quer abrir tanto a carteira tem 130 cv com 1.750 rpm, transmissão manual de seis marchas e consumo de diesel de 22 km/l. Por fim, a edição descrita pela marca como “flexível e responsável” conta com propulsor com tecnologia twin-turbo de 160 cv a 1.750 rpm. A transmissão é automática com seis velocidades. O consumo de diesel é de 21,7 km/l.
Pesando 250 kg a menos do que o Grand Espace IV, o modelo tem comprimento de 4,86 m, largura de 1,89 m e mede 1, 68 m de altura. O design apresenta as formas características de um SUV, mas sem perder o dinamismo de um crossover. Luxuoso, o espaço interno não deixa a desejar. Os detalhes modernos e com aspectos futuristas do painel são chamativos. As rodas são de aro 19.
Tecnologia de ponta
Um dos grandes atributos é o tablet de R-Link 2 que funciona como centro de controle. A tela de 8,7” sensível ao toque permite uma série de comandos ao condutor: dobragem dos bancos, assistência em casos de emergência, navegação GPS, controle de áudio e vídeo e controle climático, entre outros.
O sistema Multi-Sense é outra novidade. A ferramenta permite a coordenação de vários dispositivos do Espace. Ela vem com quatro opções de direção (Eco, Comfort, Natural e Sport), além de uma quinta onde é possível configurar aspectos de dirigibilidade do veículo livremente. É possível alterar as funções de economia de energia, o modo como o painel de instrumentos é exibido, o barulho do motor, a dificuldade de esterçar o carro, a sensibilidade do pedal, entre outras opções.
Os bancos podem ser revertidos em maior espaço interno graças com apenas um toque na tela touch screen do automóvel que realiza a dobra automática dos bancos traseiros. A função também pode ser acionada em uma unidade de controle disponível no porta-malas ou manual puxando uma alavanca presente em cada banco.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.