O câmbio automático já está presente em grande parte da frota de carros novos. No entanto, a tecnologia que promove maior conforto durante a condução precisa de cuidados especiais.
Câmbio automático: erros que podem prejudicar o funcionamento correto
Ter um carro com câmbio automático é essencial para quem busca maior conforto. Um levantamento da Bright Consulting feito no primeiro semestre de 2021 comprovou que 55,5% dos veículos emplacados no país eram equipados com transmissão automática ou demais variações, como o câmbio CVT.
A popularidade da transmissão se dá pelo fato das atualizações que a deixaram mais eficientes bem como pelo preço mais acessível.
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No entanto, alguns erros são os responsáveis por prejudicar o bom funcionamento do sistema e podem gerar prejuízos no futuro; veja.
Descer em ladeiras com o câmbio no Neutro
Deixar o carro no “Neutro” do câmbio para descer em ladeiras não é recomendado. A ação em carros automáticos fará o carro consumir mais combustível, bem como danificar os componentes do freio.
Colocar o carro no Neutro do câmbio automático em paradas rápidas
Outro erro é colocar o carro no neutro quando estiver parado em um semáforo. Com a avanço tecnológico, os modelos mais novos são programados para funcionarem no Drive mesmo parados, inclusive com a inserção da opção Start & Stop acrescentada.
Realizar a troca do Drive para o neutro e assim sucessivamente em cada semáforo pode consumir mais combustível.
Troca de marcha de forma bruta
Assim como nos carros manuais, as trocas brutas de marcha também devem ser evitada. No caso do carro automático, do Drive para a Ré.
A ação deve ser feita com calma e delicadeza. Fazer esse movimento de forma mais grosseira pode danificar os componentes da transmissão ao longo do tempo.
Não usar o freio de estacionamento
Outro não recomendado é estacionar o carro sem o freio de mão, apenas com o câmbio do Parking.
É importante que ao estacionar o condutor também ative o freio de mão. Segurar o carro apenas no P, fará com que a trava do câmbio e os coxins de suporte da transmissão sejam danificados.
Não prestar atenção aos sinais que avisam sobre a necessidade de manutenção
O condutor precisa estar atento aos sinais que o carro dá quando está na hora de realizar alguma manutenção.
No caso das transmissões automáticas elas foram desenvolvidas para gerar uma troca suave de marcha. Quando esse não é o caso e o veículo apresenta trancos, patinações ou ruídos durante as trocas é sinal de que o carro precisa de uma atenção maior.