Equipe da FEI vence o 1º Fórum Mundial PACE realizado no Brasil

Notícias 7 de agosto de 2015 Talita Morais 0

Universitários apresentaram o veículo REVO, idealizado para uso público

Os alunos do Centro Universitário da FEI, que participaram da construção do projeto REVO, veículo para o transporte de uma a três pessoas e com bagageiro, receberam três prêmios na 4ª edição do Fórum Mundial PACE, realizado pela primeira vez no Brasil. O evento ocorreu entre 26 a 30 de julho, e teve como objetivo o desenvolvimento da educação da engenharia automotiva.

Os 15 alunos da FEI (dos cursos de engenharia mecânica, engenharia de produção e engenharia civil) trabalharam em parceria com estudantes da Universidad Iberoamericana – ITESM, de Toluca, no México; Universidade de Porto Rico, de Porto Rico, e College for Creative Studies, dos Estados Unidos. O veículo foi vice-campeão na categoria engenharia, terceiro colocado na categoria manufatura e premiado com o exclusivo PLM Software, oferecido pela empresa Siemens como reconhecimento ao melhor desenho utilizando o software NX.

O evento reuniu 235 estudantes de 50 instituições e de 12 países diferentes – ao todo oito projetos participaram da competição. Com o tema Rethinking Mobility (Repensando a Mobilidade), a programação não incluiu somente a competição entre as equipes, mas palestras de executivos da General Motors (GM) e de outras empresas patrocinadoras do programa PACE, que ofereceram treinamento de softwares específicos aos interessados.

Foto: Divulgação
view
Nomeado Revo, o projeto foi desenvolvido para transportar até três pessoas

Projeto

O desafio dessa edição da competição era construir um veículo urbano, especialmente para as megacidades do futuro. Para isso, o projeto precisava atender diferentes demandas de mobilidade, além de ser voltado ao uso compartilhado.

Para atingir as determinações, os universitários realizaram estudos de viabilidade, custo, processo de fabricação e outros aspectos. Também desenvolveram um plano de negócios, que inclui pesquisa de mercado, manufatura e a construção de protótipo não funcional de um veículo totalmente inovador.

Os trabalhos possuem prazo de dois anos para serem concluídos. Nessa primeira etapa, foram avaliados o projeto e o protótipo. Na segunda fase, que ocorrerá em 2016 em Cincinnati, nos Estados Unidos, a comissão analisará o funcionamento do automóvel, verificando se está de acordo com os critérios impostos pelo programa.

Falando do REVO especificamente, ele foi elaborado para transportar de uma a três pessoas e possui um bagageiro. Ele possui um mecanismo que funciona como uma espécie de sanfona, localizada entre a parte da frente e a parte de trás, que permite expandir a cabine e assim adaptar o automóvel de acordo com a quantidade de passageiros ou de carga transportados.

Esculpido a mão em placas de poliuretano, o modelo foi apresentado em escala 1:3. Segundo seus idealizadores, ele é para uso público e pode ser alugado por determinado trecho e período.

 

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *