Época mais quente do ano: cuidados especiais que você precisa ter com o seu carro
Verão, a época mais quente do ano exige uma série de cuidados especiais com o veículo. Veja os principais no post.
A estação mais quente do ano é também a que mais exige cuidados especiais com o veículo. É uma época em que o carro se submete a inúmeros esforços e desgastes extras, que podem, dependendo da situação, levar a prejuízos.
Cuidados especiais na época mais quente do ano com o carro
Para ajudar, o Instituto Combustível Legal preparou uma série de dicas. Vamos a elas:
Prefira sempre estacionar na sombra
Em primeiro lugar, atenção onde estaciona. Quando seu veículo passa horas sob o sol escaldante, a pintura pode desgastar, principalmente se for recorrente.
O ideal, nesses casos, é optar por produtos específicos na hora de higienizar ou dar um trato no veículo. Os mais comuns são as ceras antiUV ao polir a carroceria.
Além disso, nunca lave seu veículo sob a luz direta do sol, pois com a pintura quente, ela pode manchar. O mesmo vale para a aplicação de cera e polimento.
O Instituto também ressalta a importância de dar atenção aos faróis, que ficam opacos ao reagir com a luz solar excessiva. Se for o caso, utilize um limpador de faróis com proteção UV.
Outros componentes, como borrachas e plásticos podem se tornar quebradiços, incluindo o painel, que merece atenção especial. Portanto, leve sempre levar consigo protetores de para-brisa metalizados para eviar a incidência de calor diretamente no plástico.
Resfrie a cabine antes de ligar o ar-condicionado
Em dias quentes, o ar-condicionado nem sempre funciona da forma adequada. Você pode ligá-lo e ao invés de sair um ar refrescante, sai um calor como se estivesse ligado o aquecedor.
Para evitar esse problema, comece abrindo os vidros. Em seguida, feche as saídas de ar e ligue o aparelho de ar-condicionado no nível 1 ou 2 para resfriar primeiramente o painel. Pouco depois, com o veículo em movimento, abra as saídas e aumente o nível.
Veja aqui o jeito certo de usar o ar-condicionado.
Lembre-se também de sempre revisar o sistema, com substituição do filtro antipólen.
De olho no radiador
Já notou algum carro “fervendo” no acostamento? É resultado da falta de cuidados com o sistema de arrefecimento.
Nesses dias de calor, é preciso conferir o estado das mangueiras do radiador, vaso de extensão e principalmente o líquido de arrefecimento para “esfriar o motor”.
Não use água da torneira. Isso porque há cloro e outros minerais que podem comprometer o resfriamento. Opte sempre pelo aditivo com base em etileno glicol indicado pelo fabricante, pois impede de entrar em ebulição.
O Instituto ressalta a necessidade de não negligenciar as informações do painel sobre o sistema de arrefecimento, assim como os marcadores analógicos de temperatura, ou luz espia.
Em qualquer indício de superaquecimento, pare imediatamente e desligue o motor. Se precisar acrescentar água, espere o sistema esfriar por uns 15 minutos e complete com o motor ligado. Após, dirija-se ao mecânico para descobrir a causa do problema.
Se perceber uma mangueira partida ou outro defeito, não ligue o motor e chame socorro do guincho ou reboque.
Cuidado com os pneus
Os pneus, geralmente, ficam muito mais quentes em dias de calor por conta do maior atrito com o asfalto.
Daí a necessidade de calibrar, avaliar possíveis avarias e o surgimento de bolhas. O ideal é calibrar cedo ou à noite, antes de rodar 1,5 quilômetro, para evitar informações erradas no calibrador.
Além disso, no calor, a pressão nos pneus é maior, podendo mascarar, de certa forma, o real volume de ar que existe no seu interior.
Abasteça pela manhã e economize
Ao abastecer pela manhã, quando a temperatura está mais baixa, você economiza mais. Isso porque as altas temperaturas fazem com que o combustível dilate e evapore. Ou seja, é menos produto que entra no tanque.
Atenção às palhetas do limpador
O Instituto Combustível Legal também ressalta a ação do calor sobre as palhetas dos limpadores que sofrem abrasão não só devido ao atrito com o vidro, mas também pelo sol, que pode ressecar a borracha.
Por isso é importante substituí-las sempre que apresentarem qualquer varredura irregular no para-brisa, ou, pelo menos, uma vez ao ano. No verão, as chuvas costumam ser mais fortes, o que exige uma boa visibilidade independente se vai pegar a estrada ou se está no meio urbano.
Dê atenção também ao líquido utilizado no recipiente para lavar o vidro, que fica no cofre do motor. O ideal é usar um produto específico, já que detergente doméstico queima a pintura.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.