Entregadores de aplicativos poderão ter aposentadoria diferenciada; prevê PL

De acordo com especialista, entregadores de aplicativos poderão ter previdência diferenciada, PL deve ser apresentado até o fim do ano
De acordo com especialista, entregadores de aplicativos poderão ter previdência diferenciada, PL deve ser apresentado até o fim do ano (Foto: Freepik)

De acordo com o especialista tributário, João Carlos Martins, a proposta trará maior segurança jurídica e financeira aos trabalhadores de aplicativos. Se aprovado, o PL exigirá contribuição tanto dos entregadores, quanto das empresas, entenda o que diz o projeto.

De acordo com especialista, entregadores de aplicativos poderão ter previdência diferenciada, PL deve ser apresentado até o fim do ano
De acordo com especialista, entregadores de aplicativos poderão ter previdência diferenciada, PL deve ser apresentado até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Aposentadoria para entregadores de aplicativos: novo modelo de contribuição previdenciária para a categoria é estudada

Os entregadores de aplicativos, atuam de forma autônoma, e caso desejarem, devem apostar em previdência privada, para garantir aposentadoria, tendo em vista que atualmente não há vinculo empregatício estabelecido por lei que assegura determinados direitos entre o trabalhador e as plataformas.

No entanto, esse cenário pode mudar, de acordo com o especialista na área, o advogado Doutor João Carlos Martins, o Governo Federal está estudando medidas concretas para construir um novo modelo de contribuição previdenciária voltada exclusivamente para os entregadores de aplicativos.

VEJA TAMBÉM

De acordo com ele, a proposta ainda está sendo debatida com os trabalhadores e as plataformas. No entanto, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, estima que o Projeto de Lei (PL) chegará ao Congresso até o final de 2022.

Com o intuito de incluir legalmente esses trabalhadores na Previdência Social, o PL vai desconsiderar os vínculos empregatícios durante o processo.

“Além de conceder, para essa classe específica de entregadores, os muitos benefícios garantidos por meio da Previdência Social, os mesmos ainda terão direito de continuar atuando como autônomos, posição que assegura a flexibilidade da carga horária e de trabalho”, afirma o advogado doutor João Carlos Martins.

De acordo com especialista, entregadores de aplicativos poderão ter previdência diferenciada, PL deve ser apresentado até o fim do ano
De acordo com especialista, a categoria terá acesso a muitos benefícios garantidos por meio da Previdência Social (Foto: Divulgação)

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros atuam como entregadores nas plataformas de aplicativo

Segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estima-se que mais de 1,5 milhão de brasileiros trabalham com o transporte de passageiros e entrega de produtos. Desse total, 322 mil são motociclistas que fazem entrega.

Com isso, ainda de acordo com o especialista, para evitar a precarização do trabalho, o novo modelo de contribuição deverá ter impacto nacional e exigirá uma pequena contribuição de ambas as partes, empresas e entregadores, a fim de manter a sustentabilidade do setor.

Dessa forma, se aprovado, o projeto de lei trará maior segurança jurídica e financeira aos envolvidos.

“Sabendo-se que grande parte dos entregadores não possui cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), a proposta vai muito além do direito à aposentadoria e da garantia de salário mínimo, pois ela exprime as necessidades dos trabalhadores autônomos no contexto contemporâneo”, conclui o advogado.

De acordo com especialista, entregadores de aplicativos poderão ter previdência diferenciada, PL deve ser apresentado até o fim do ano
De acordo com estimativas, atualmente, há cerca de 1,5 milhão de trabalhadores que atuam com entrega de app de forma autônoma (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar