Entre SUVs e sedãs, qual desvaloriza MENOS na hora da revenda? Você vai se surpreender

Entre SUVs e sedãs, qual desvaloriza MENOS na hora da revenda? Veja o comparativo entre as duas categorias.

Quem desvaloriza menos na hora da revenda: SUVs ou sedans? Atualmente os SUVs são quase metade das vendas de carros zero km – 47,5% de todos os 1,08 milhão de automóveis de passeio e comerciais leves emplacados de janeiro a junho de 2024.

Quem desvaloriza mais: sedans ou SUVs? Foto: Divulgação

 

Entre SUVs e sedãs, qual desvaloriza MENOS na hora da revenda?

Já os sedans ainda têm um público cativo, embora o volume de venda tenha caído sensivelmente. No primeiro semestre de 2023, a categoria representava 16,7% das vendas e em 2024 caiu para 15,1%. 

Apesar do menor percentual de mercado, a depreciação nos preços dos sedans é considerada baixa. De acordo com a pesquisa realizada pela Mobiauto, a desvalorização média é de 7,5%. 

Os dados foram retirados dos seguintes modelos: 

As marcas tradicionais levaram a melhor, com destaque para Fiat, Nissan, Hyundai, Volkswagen, Honda, Ford e Toyota. Esta última ficou em primeiro lugar, com valorização de pouco mais de 4% – Corolla Corolla 2.0 Altis Multi-Drive S 2021.

Fonte: Mobiauto

 

“Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 9,5%, nós encontraremos 77% dos sedãs pesquisados abaixo desse patamar. Isso quer dizer que o segmento pode até estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, mas os seminovos continuam em alta”, ressalta Sant Clair de Castro Jr, CEO da Mobiauto. 

Leia também: 

SUVS são os carros mais procurados pelo país – Veja a categoria preferida de cada região.

SUVs desvalorizam mais?

Por outro lado, os SUVs tem uma média de desvalorização de 9,44%. No entanto, alguns modelos passaram dos 20% em 2023 (últimos dados válidos da Mobiauto). 

Veja a lista dos modelos com maior desvalorização no segmento:

 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile