Entre SUVs e sedãs, qual desvaloriza MENOS na hora da revenda? Você vai se surpreender
Entre SUVs e sedãs, qual desvaloriza MENOS na hora da revenda? Veja o comparativo entre as duas categorias.
Quem desvaloriza menos na hora da revenda: SUVs ou sedans? Atualmente os SUVs são quase metade das vendas de carros zero km – 47,5% de todos os 1,08 milhão de automóveis de passeio e comerciais leves emplacados de janeiro a junho de 2024.
Entre SUVs e sedãs, qual desvaloriza MENOS na hora da revenda?
Já os sedans ainda têm um público cativo, embora o volume de venda tenha caído sensivelmente. No primeiro semestre de 2023, a categoria representava 16,7% das vendas e em 2024 caiu para 15,1%.
Apesar do menor percentual de mercado, a depreciação nos preços dos sedans é considerada baixa. De acordo com a pesquisa realizada pela Mobiauto, a desvalorização média é de 7,5%.
Os dados foram retirados dos seguintes modelos:
- Audi A3 Sedan e A4
- BMW 320i
- CAOA Chery Arrizo 5 e Arrizo 6
- Chevrolet Onix Plus e Cruze
- Fiat Cronos e Fiat Grand Siena
- Ford Ka Sedan
- Honda City e Civic
- Hyundai HB20S
- JAC E-J7
- Kia Cerato
- Mercedes-Benz A 200 Sedan, C 300, CLA 250 e CLA 45 AMG
- Nissan Versa
- Renault Logan
- Toyota Yaris Sedan, Corolla e Etios Sedan
- Volkswagen Virtus, Voyage e Jetta
- Volvo S90
- A pesquisa analisou os preços de 192 veículos (anos/modelos 2023, 2022 e 2021), comparando a média de cotações do 1º semestre de 2023 com o mesmo período de 2024, assim chegou ao percentual de variação de valores.
As marcas tradicionais levaram a melhor, com destaque para Fiat, Nissan, Hyundai, Volkswagen, Honda, Ford e Toyota. Esta última ficou em primeiro lugar, com valorização de pouco mais de 4% – Corolla Corolla 2.0 Altis Multi-Drive S 2021.
“Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 9,5%, nós encontraremos 77% dos sedãs pesquisados abaixo desse patamar. Isso quer dizer que o segmento pode até estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, mas os seminovos continuam em alta”, ressalta Sant Clair de Castro Jr, CEO da Mobiauto.
Leia também:
SUVS são os carros mais procurados pelo país – Veja a categoria preferida de cada região.
SUVs desvalorizam mais?
Por outro lado, os SUVs tem uma média de desvalorização de 9,44%. No entanto, alguns modelos passaram dos 20% em 2023 (últimos dados válidos da Mobiauto).
Veja a lista dos modelos com maior desvalorização no segmento:
- Hyundai Tucson GLS 1.6 T-GDI (Aut) 2021 – 26,2%
- Mitsubishi Eclipse Cross HPE 1.5 Turbo (Aut) 2021 – 20,19%
- Citroën C4 Cactus – 1.6 THP Shine (Aut) (Flex) – 20,34%
- Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 2022 – 20,28%
- Jeep Compass 2.0 TDI Série S Auto 4×4 2021 – 18,95%
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.