Entre Polo, HB20 e Onix, qual hatch levar para casa?

Polo, HB20 e Onix. Qual dos três hatches mais vendidos do país é a melhor escolha? Comparamos as versões de entrada para ajudar.

Qual dos três carros mais vendidos do país (com exceção da Fiat Strada) levar para Casa? Polo, HB20 e Onix são três hatches com características semelhantes, mas cada um agrada mais os consumidores. Mas qual é o melhor?

Polo, HB20 e Onix. Qual escolher? Polo está na frente no ranking de vendas – Foto: Divulgação

Polo, HB20 e Onix – Qual escolher

Antes de mais nada vamos aos benefícios das versões de entrada de cada um

Hyundai HB20

O HB20 é um hatch compacto que oferece um design moderno e atraente. A versão de entrada, a Sense, conta com motor 1.0 que entrega até 80 cv e 10,2 kgf.m com etanol. 

Entre os principais destaques do modelo estão as novas lanternas em LED integradas, direção elétrica, central multimídia de 8 polegadas, duplo airbag na parte da frente do veículo e piloto automático. 

O modelo só deixa a dever na segurança, pois conquistou apenas 3 estrelas na avaliação da Latin Ncap. 

É o mais barato dos três, vendido a partir de R$ 82.290

Além disso, é o que vende menos, com 61.802 emplacamentos no ano. 

HB20 é um hatch moderno, mas tem apenas 3 estrelas na Latin Ncap – Foto: Divulgação

GM Onix

Parece que este ano, o Onix não será o hatch mais vendido por conta do Polo que está à frente nas vendas. 

Ainda assim, o hatch tem suas vantagens. Entre elas, estão as dimensões, visto que é o maior entre os três modelos comparados. 

O Onix tem 1.471 mm de largura, 1.731 mm de comprimento e 2.551 mm entre-eixos, bem como o porta-malas de 303 litros. 

Conta com motor 1.0 aspirado rende 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque, além do câmbio manual. 

Ademais, se destaca pela segurança, assim como a economia. Diferente do HB20 recebeu 5 estrelas na avaliação do Latin Ncap, com destaque para os 6 airbags. E de acordo com o Inmetro, faz até 13,9 km/l (etanol) 16,7 km/l  (gasolina) na estrada. 

Está atrás nas vendas do VW Polo, com 70746 unidades vendidas de janeiro a setembro de 2023. 

Por fim, o preço, a partir de R$ 85.290. 

GM Onix vai conseguir chegar às vendas do Polo? Foto: Divulgação

VW Polo

O Polo é reconhecido por sua qualidade de construção e a garantia da montadora alemã Volkswagen. Ganhou mercado após a saída do Gol do portfólio, assim passou a ser o carro mais barato da marca no país.  

A versão de entrada, a Track, também é equipada com motor 1.0 e câmbio manual de 5 marchas, mas entrega um pouco mais do que os concorrentes. Quando abastecido com etanol, o propulsor gera até  84 cv e 10,3 kgfm. 

Também conta com vários itens de série, com destaque para a direção elétrica, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, Controle eletrônico de estabilidade (ESC ), controle de Tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS), entre outros. 

Está a frente dos concorrentes com 71.927 unidades emplacadas, atrás apenas da Fiat Strada no ranking dos veículos mais vendidos do ano. 

A única versão do Polo Track é vendida por R$ 86.390. (O mais caro entre os três). 

Cada modelo possui seus pontos fortes e fracos, no entanto o que vai determinar a escolha são fatores como segurança, preço, espaço, entre outros. 

Se fosse para eu escolher eu ficaria com GM Onix, por conta da segurança oferecida e o desempenho em relação ao consumo de combustível. E você qual escolhe?

Veja também: Afinal, o que ele tem de tão especial para ser o SUV mais vendido do Brasil?

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile