Entre o Fiat Pulse e o VW Nivus, qual você deve escolher

O Fiat Pulse e o VW Nivus possuem bons atributos, como um motor 1.0 Turbo e uma lista de equipamentos recheada. Mas qual é o melhor SUV?

Lançado oficialmente em 2021, o Fiat Pulse é um dos SUVs disponíveis no mercado brasileiro. O carro chegou para concorrer com o VW Nivus, que é o SUV de entrada da empresa alemã. Ambos possuem atributos importantes, como um motor 1.0 Turbo e uma lista de equipamentos recheada. Veja qual dos modelos possui o melhor custo-benefício.

O Fiat Pulse encara seu maior rival: o VW Nivus. Qual dos dois possui o melhor custo-benefício? (Foto: Divulgação/Fiat)

Qual SUV é melhor: Fiat Pulse ou VW Nivus

Neste comparativo serão avaliadas as versões mais caras de ambos os carros. O Fiat Pulse Impetus Turbo 200 Flex está custando a partir de R$ 127.390. Enquanto isso, o VW Nivus Highline 200 TSI custa a partir de R$ 138.390. Isso significa que ambos estão em uma faixa de preços bastante competitiva.

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Os dois veículos são integrantes de uma categoria que não para de crescer. As vendas de SUVs no mercado brasileiro vem aumentando nos últimos anos. Do mesmo modo, o número de lançamentos realizados também foi alto. O Pulse está entre os carros que chegaram, visto que foi lançado pela Fiat no ano passado.

Produzido sobre a plataforma MLA, o veículo traz como destaques suas linhas modernas e o visual robusto. Esta versão possui alguns detalhes exclusivos. As rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado são bons exemplo disso. Já o teto do carro é bicolor, ou seja, a região possui uma cor diferente da carroceria.

Além disso, o carro traz faróis de neblina com função cornering lamps. Lembrando que o conjunto óptico dianteiro é full-LED e as lanternas traseiras são em LED. O carro é o principal concorrente do VW Nivus, um carro lançado em 2020. Fabricado sobre a plataforma modular MQB-A0, o modelo é o menor SUV da marca alemã.

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

O Nivus é um SUV-cupê que possui um visual chamativo e  linhas esportivas. Alguns detalhes, como os faróis de LED (DRL em LED) e a grade com partes cromadas estão presentes desde a versão de entrada. No entanto, apenas o modelo Highline traz faróis de neblina em LED e rodas de liga leve de 17 polegadas (Design Cassino).

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Os carros possuem dimensões parecidas. Veja abaixo os números dos carros:

  • Fiat Pulse = 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura e 1.579 mm de altura
  • VW Nivus = 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura

Motor 1.0 turbo e consumo

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Vários SUVs vendidos por aqui possuem um motor 1.0 turbo. Os dois SUVs deste comparativo aqui são bons exemplos disso. O Fiat Pulse Impetus está equipado com o motor 1.0 Turbo 200 Flex, que pode render 130 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque máximo. A transmissão é uma automática do tipo CVT (sete velocidades).

Já o VW Nivus Highline traz debaixo do capô o motor 200 TSI Flex, que pode produzir uma potência máxima é de 128 cv e um torque máximo de 20,4 kgfm. O propulsor está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Aqui, o carro feito em Betim-MG leva a vantagem. A mesma coisa acontece quando se fala no consumo de combustível.

Veja os números de consumo dos carros

  • Fiat Pulse: 12,0 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol) na cidade; 14,6 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol) na estrada
  • VW Nivus = 12,1 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade; 14,2 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol) na estrada

Espaço interno e lista de equipamentos

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Uma característica que vários clientes valorizam em um SUV é o espaço interno. Neste caso, o VW Nivus leva vantagem sobre o Fiat Pulse. O modelo da montadora alemã possui uma distância entre-eixos de 2.566 mm (contra 2.532 mm do Pulse).

Do mesmo modo, o porta-malas do carro da Volkswagen é maior: 415 litros do Nivus e 370 litros do Fiat Pulse.

O Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo 200 vem de série com ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem de altura, piloto automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, freios ABS com EBD e entre outros.

Além disso, o modelo conta com bancos revestidos em couro, Lane Change, Keyless Entry’n Go, central multimídia de 10,1 polegadas, direção elétrica, volante com revestimento em couro, carregador de celular por indução, cluster digital de sete polegadas, quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade e entre outros.

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Enquanto isso, o VW Nivus Highline 200 TSI vem de série com ACC, seis airbags, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura (Climatronic), assistente para partida em aclives, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, bancos revestidos em couro sintético, câmera de ré e carregador de smartphone sem fio.

O pacote de equipamentos ainda conta com direção elétrica, painel de instrumentos digital “Active Info Display”, sensor de chuva, sensor crepuscular, detector de fadiga, ISOFIX, sistema Start-Stop, vidros elétricos dianteiros e traseiros (com função “one-touch”), central multimídia de “VW Play” de 10 polegadas e entre outros.

Conclusão – Fique com o Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Assim sendo, tanto o Fiat Pulse quanto o VW Nivus são ideais para quem busca um SUV compacto completo. Mas entre os dois carros, o modelo da empresa italiana possui o melhor custo-benefício. O preço é um ponto positivo do carro. Além disso, o modelo conta com um motor potente, um bom consumo e uma boa lista de equipamentos.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile