Entre eixos do carro: saiba o que é e a sua importância

Entenda o que é a medida de entre eixos do carro e as vantagens, desvantagens, para que serve e condições, confira!

A distância entre eixos é a medida que lhe dirá respeito ao aproveitamento interno do carro, aproveitamento do porta-malas e conforto em geral. Ou seja, a altura e comprimento são importantes, mas é o entre eixos que define essas questões. Entenda o que acontece.

Entenda o que é o entre eixos do carro

A Ford F-150 é sinônimo de bom entre eixos (Foto: Divulgação)

O que é a distância entre eixos

Como o próprio nome diz, a distância é o tamanho entre os dois eixos frontais e traseiros do veículo. Ou seja, de uma roda à outra. Dessa forma, o carro pode ter um comprimento enorme, mas nem sempre isso vai refletir em um entre eixos grande também. Esse tamanho “a mais” pode representar um capô mais alongado, por exemplo. No entanto, as montadoras distribuem bem as medidas até por questão de estabilidade.

Geralmente, o entre eixos é usado para medir o espaço interno do veículo, a parte que abrigará os ocupantes. Dessa forma, para isso, não faz sentido contar o comprimento total do veículo, já que nessa conta não entra a parte do capô nem o porta-malas.

No entanto, ter um entre eixos razoável, também facilita e desenvolvimento de um porta-malas com boa capacidade volumétrica, por exemplo.

Volkswagen iD. (Foto: Divulgação / VW)

As vantagens de um bom entre eixos

Agora que você já sabe o que é, consegue entender a sua principal vantagem. Quanto maior for seu tamanho, mais espaço interno o veículo terá.

Isso acontece porque quanto maior o entre eixos, mais espaço a montadora em questão terá para trabalhar e desenvolver o assoalho e consequentemente a distribuição interna, inclusive dos bancos traseiros. Afinal, é lá que o problema aperta quando trata-se de um carro com pequeno espaço entre eixos.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Aliás, é a partir dele que as carrocerias são definidas entre as categorias hatch, sedã, SUV, perua, picapes etc. Dessa forma, um carro com entre eixos pequeno será considerado um hatch, e assim sucessivamente, até chegar nas peruas, uma das carrocerias com maior espaço entre os eixos, com exceção das limusines, é claro.

Entenda o que é o entre eixos do carro

O hatch Fiat Mobi é um exemplo de carro com a medida reduzida (Foto: Divulgação)

A questão não é uma regra infalível, já que outros atributos podem atrapalhar esse espaço “a mais”.

Um bom exemplo de entre eixos bem generoso é a picape F-150 da Ford, o modelo tem nada mais que bons 4 metros entre os eixos, mais do que o comprimento de muitos hatches que temos no mercado atualmente.

Os sedãs de linha premium também são ótimos exemplos de carros que valorizam o espaço interno, confira a análise do Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive feita pelo Garagem360:

Por fim, um bom tamanho entre os eixos gera mais estabilidade ao veículo. No entanto, somente ele não é o suficiente para resultar nesse quesito. Aqui, deve-se levar em consideração outros atributos do carro, como a altura do veículo, distribuição de peso, largura, bitolas, balanços, tipo e acerto de suspensão são alguns exemplos, conforme explica o portal educação automotiva.

A desvantagem 

Para sermos justos, se citamos das vantagens, as desvantagens também devem ser lembradas. Acontece que, quanto maior essa distância, menos ágil o carro será, principalmente nas curvas.

Logo, para desenvolver um veículo, são necessários longas horas de estudo para que além de oferecer bom espaço interno, ele não perca a agilidade.

Para explicar esse tópico, basta pensar na própria limusine já citada ou em um ônibus. Um veículo com longo entre eixos possui dificuldades em realizar manobras que exijam curvas.

Entenda o que é o entre eixos do carro

Carros grandes têm dificuldades em curvas (Foto: Divulgação)

 

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA