Entidades alertam sobre riscos de explosões no abastecimento de GNV em veículos irregulares
Entidades alertam sobre riscos de explosões no abastecimento de GNV em veículos irregulares. Aproveite e veja como fazer a inspeção correta!
Um fato ocorrido em São Paulo chamou a atenção de Órgãos públicos de Santo André (SP). Isso porque pontos abastecimento de veículos que utilizam Gás Natural Veicular (GNV) foram oficialmente notificados sobre o risco de acidentes – inclusive fatais, causados por veículos irregulares que circulam no Estado sem terem realizado a inspeção veicular obrigatória para a conversão de combustível. Aproveite veja os cuidados para isso não ocorrer.
A comunicação oficial da Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (Angis) e do Sindicato das Empresas de Inspeção Veicular do Estado de São Paulo (Sivesp), entidades que promoveram um inédito estudo junto aos postos de combustíveis, que constatou que 78% dos veículos que utilizam GNV para seu abastecimento está irregular e pode causar graves acidentes a seus ocupantes, aos usuários e aos frentistas de postos de combustíveis desta natureza.
“Buscamos alertar as autoridades sobre os graves perigos que esses carros irregulares representam para o cidadão, para o posto e para os frentistas, destacando inclusive um caso recente de explosão de um veículo em Sorocaba”, Jeferson Molina, presidente da ANGIS
.“É importante que as autoridades exijam que os postos só abasteçam veículos que possuírem o selo de identificação do Inmetro, que garante a regularidade da conversão e as inspeções anuais obrigatórias”, completa.
A não realização da inspeção veicular, obrigatória para veículos movidos a GNV e determinada pela Lei Federal nº 16.649/2018 e pela Portaria do Inmetro /MDIC nº 122/2002, pode causar uma série de danos aos ocupantes dos veículos, usuários de aplicativos ou serviço de transporte, e também aos próprios frentistas, como danificação de peças do automóvel, acidentes de trânsito, incêndios e até explosões.
Inspeção correta para carros com GNV
A inspeção de segurança veicular obrigatória deve ser realizada logo após a conversão, uma vez que o cilindro que armazena o GNV é abastecido em alta pressão – 220 bar -, que é suficiente para encher 100 pneus de um carro popular, e que pode causar um grave acidente se não estiver alinhado com as conformidades necessárias. Além disso, durante a vistoria são verificados os índices de poluentes emitidos pelo veículo que devem respeitar os limites de emissão estabelecidos pelas normas vigentes.
Os veículos aprovados em inspeção recebem o Selo do Inmetro, que deve ser exigido pelos frentistas no ato de abastecimento dos automóveis movidos a GNV, sendo que o posto que não o exige está incorrendo em crimes de responsabilidade, risco de perda do seguro em caso de acidente, além de ações trabalhistas de funcionários afetados por acidentes.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.