Entenda as placas que indicam o transporte de produtos perigosos

Notícias 26 de setembro de 2017 Da Redação, com assessoria 0

Os caminhões que transportam produtos perigosos em vias públicas precisam exibir placas que identifiquem o tipo da carga. Essas informações são de grande importância para a segurança em caso de acidente ou vazamento dos produtos.

LEIA MAIS: Placas de carro: conheça os seus significados
Descubra o significado das placas amarelas

As identificações – por meio de símbolos, cores e formas específicas – permitem que o produto perigoso seja reconhecido à distância e que atitudes sejam tomadas conforme as necessidades. No caso de um vazamento, por exemplo, a identificação permite direcionar o atendimento de emergência sem grandes riscos para operadores e atendentes. O Cesvi/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária), criou um boletim técnico com informações sobre o tema. Confira:

Painéis de segurança
Os símbolos são retangulares, na cor laranja e com bordas e números na em preto divididos em duas linhas. Na superior, fica a identificação do risco do produto. Na linha inferior, o número de identificação, com base em padrão da ONU, que pode ser consultado no site.

Rótulos de risco
Os produtos de risco são identificados por números e símbolos em placas quadradas, que possuem as seguintes atribuições:

1) explosivos
2) gases
3) líquidos inflamáveis
4) sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas a combustão espontânea, substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis
5) substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos
6) substâncias tóxicas (venenosas) e infectantes
7) materiais radioativos
8) corrosivos
9) substâncias e artigos perigosos diversos.

Na galeria, veja exemplos da identificação:

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *